Conselho Diretivo

Mensagem do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve

Caros e caras cidadãos/ãs e utentes do Serviço Nacional de Saúde,

É com grande satisfação que me dirijo a todos/as vós enquanto Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve. Foi com uma enorme honra que aceitei o desafio lançado pelo Sr. Ministro da Saúde para liderar a equipa de Saúde do Algarve e poder, assim, contribuir para dar uma nova esperança e confiança nos cuidados de saúde prestados nas unidades do SNS da região.

Um desafio complexo mas aliciante que eu e a minha equipa abraçamos com todo o empenho e motivação, esperando podermos corresponder de forma ativa e positiva às expetativas, bem como ir ao encontro das maiores necessidades identificadas, em prol do bem-estar da população algarvia.

Pretendemos iniciar um novo ciclo de abertura à comunidade, de diálogo com os profissionais saúde e com as entidades locais e regionais. Queremos fomentar um clima de confiança que integre todos/as para, em conjunto, encontrarmos soluções para o nosso objetivo comum:

  • Mais acessibilidade, qualidade e equidade dos cuidados de saúde, ou seja, apostarmos no apoio cada vez mais próximo dos cidadãos e, conjuntamente, contribuirmos para reforçar a confiança nos nossos serviços públicos de Saúde no Algarve.

A nossa estratégia abrange, naturalmente, as diferentes as áreas da Saúde, desde os cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, cuidados continuados integrados e cuidados paliativos. Apenas com o bom funcionamento de cada um destes níveis de cuidados e com a articulação entre eles podemos ter um sistema que funcione de forma eficaz, eficiente, harmoniosa e segura de modo a dar resposta às necessidades dos cidadãos, residentes e visitantes, e ir ao encontro do cumprimento dos seus direitos.

Em nome do Conselho Diretivo, faço votos, e empenhar-me-ei em tal, que possamos aliar o nosso empenho e dedicação ao vosso apoio e colaboração para, em conjunto, trabalharmos em prol da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde da nossa Região.

Paulo Morgado

Dr_Paulo_Morgado_presidente_ARSAlgarve_IP

dra_joselia_goncalves

  • Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve,IP: Dra. Josélia Maria Gomes Mestre Gonçalves (despacho nº 1711-A/2017)

Legislação e outros documentos:

 Despacho n.º 1711-A/2017 – Diário da República n.º 38/2017, 1º Suplemento, Série II de 2017-02-22 – Saúde – Gabinete do Ministro – Designa, em regime de substituição, os mestres Paulo José Dias Morgado e Josélia Maria Gomes Mestre Gonçalves, respetivamente, para exercerem os cargos de presidente e de vogal do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. (ARS Algarve, IP) 
Despacho n.º 12656/2016 – Diário da República n.º 202/2016, Série II de 2016-10-20 – Saúde – Gabinete do Secretário de Estado da Saúde – Subdelegação de competências do Secretário de Estado da Saúde, nos conselhos diretivos das Administrações Regionais de Saúde do Norte, I. P., do Centro, I. P., de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., do Alentejo, I. P., e do Algarve, I. P.

Deliberação (extrato) n.º 1546/2014. D.R. n.º 152, Série II de 2014-08-08 – Ministério da Saúde – Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. – O conselho diretivo delibera delegar em cada um dos seus membros, nos licenciados João Manoel da Silva Moura dos Reis, presidente, Tiago Botelho Martins da Silva, vogal, Nuno Miguel Sancho Cruz Ramos, vogal, as suas competências

Deliberação (extrato) n.º 2295/2013. D.R. n.º 237, Série II de 2013-12-06 – Ministério da Saúde – Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. – O conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P., delega nos diretores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), ACES Algarve I – Central, ACES Algarve II – Barlavento e ACES Algarve III – Sotavento, os poderes necessários para a prática dos atos

Deliberação (extrato) n.º 199/2014. D.R. n.º 28, Série II de 2014-02-10 – Ministério da Saúde – Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. – Distribuição das responsabilidades de coordenação genérica e de gestão corrente dos diversos departamentos, unidades, serviços e áreas funcionais da Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P., e à delegação de competências

Area Cidadão