Curso Cuidados Paliativos em b-learning (avançado)

Ação de formação de nível B pós graduada e com patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP)

Destinatários: O curso cuidados Paliativos em b-learning (avançado) destina-se a profissionais de saúde da ARS Algarve e eventualmente a outros profissionais. Os interessados deverão assumir o compromisso de disponibilidade para responder de forma positiva à implementação de novas equipas e serviços em Cuidados Paliativos na Região.

Objetivos: Desenvolver e fomentar a filosofia institucional dos cuidados paliativos contribuindo, assim, para o alargamento de prestação destes cuidados específicos na região algarvia; Incentivar os profissionais a constituir ou integrar equipas de cuidados paliativos na comunidade, através da sua inclusão nas equipas de cuidados continuados integrados ou em equipas de nível 1 e 2 de cuidados paliativos.

Os formandos, à data da conclusão do Curso, deverão estar aptos a:

  • Conhecer os princípios e a filosofia da prestação de cuidados paliativos aos utentes com doenças graves e progressivas;
  • Ser capaz de avaliar as necessidades da pessoa doente e da sua família;
  • Possuir competências na elaboração e implementação de um plano assistencial aos doentes;
  • Possuir competências na implementação de terapêuticas específicas aos diferentes quadros clínicos apresentados;
  • Refletir sobre a sua prática e sobre o seu papel como membro de uma equipa multidisciplinar

Coordenadora Pedagógica: Fátima Teixeira – Médica especialista em Medicina geral e Familiar, Mestre em Cuidados Paliativos, Coordenadora da Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos ACES Sotavento

Inscrições: de 13 a 20 de fevereiro de 2014

Os candidatos ao efectuarem a inscrição deverão assumir o compromisso de que ao realizarem o curso estarão disponíveis para integrar equipas e unidades de cuidados paliativos.

A inscrição deverá ser remetida para o Núcleo de Formação da ARS Algarve IP, através do e-mail: gabformacao@arsalgarve.min-saude.pt, para que a candidatura seja validada é obrigatório o envio dos seguintes documentos:

1. Ficha de Inscrição

2. Carta de Motivação (máximo uma folha A4, preferencialmente com letra tamanho 12 em formato pdf) onde manifestem disponibilidade para integrar equipas de suporte em cuidados paliativos no Algarve

3. Curriculum em formato europeu (formato pdf)

Nota: A não apresentação dos documentos supracitados pode ser motivo de exclusão. Para mais informações e esclarecimentos poderá contactar o Núcleo de Formação da ARS Algarve IP através do telefone: 289 889 900 (extensão: 2380).

Critérios de seleção: A selecção dos candidatos é da responsabilidade do Núcleo de Formação da ARS Algarve e da coordenadora pedagógica do curso, sendo dada prioridade aos profissionais de saúde que tenham vínculo contratual com a ARS Algarve IP, que pretendam integrar equipas e serviços de paliativos da Região e só depois, aos restantes candidatos.

Início do Curso: 1ª aula presencial: 12 de março 2014 das 9:30às 18:00H na Sala de Informática da ARS Algarve (Nesta primeira sessão os formandos terão o primeiro contacto com a plataforma moodle e da metodologia a seguir no decorrer do curso).

Carga horária: 220 horas

Sessões presenciais: 4 de 7 horas cada

Duração do Curso: O curso terá a duração de 192 horas de formação à distância e ainda 28 horas em formação presencial, distribuídas por 4 sessões de 7 horas. (março a agosto de 2014)

Nº máximo de formandos: 15

Metodologia de avaliação: A avaliação é progressiva e eliminatória. São automaticamente excluídos do curso os formandos que não realizarem, na data prevista, a avaliação de cada um dos módulos.

Os candidatos aceites para a formação serão sujeitos a uma avaliação pelos formadores/Núcleo de formação, passados 6 (seis) meses do términus do mesmo, com o intuito de saber como estão a ser utilizados os conhecimentos adquiridos.

Area Cidadão