Dia Europeu de Consciência sobre os Antibióticos: O Futuro é Agora!

O Dia Europeu dos Antibióticos é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC), a agência da União Europeia para a área da Saúde.

O Dia Europeu dos Antibióticos celebra-se no dia 18 de novembro de cada ano, tendo tido a sua primeira edição em 2008.

A Semana Mundial dos Antibióticos é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), englobando o Dia Europeu dos Antibióticos.

O Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos têm por objectivo sensibilizar para a utilização correta dos antibióticos, o que é uma responsabilidade de todos, cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

Se nada for feito estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o Mundo com infeções causadas por bactérias resistentes.

Em Portugal o Dia Europeu dos Antibióticos 2016 é celebrado através de diversas iniciativas destinadas ao Público em geral, aos Profissionais de Saúde e a Estudantes das áreas da Saúde.

Neste âmbito, a Direção Nacional do PPCIRA preparou um conjunto de conteúdos que podem ser utilizados a nível local, personalizados por área de prestação de cuidados, tendo o GCR-PPCIRA disponibilizado estes através de envio por e-mail.

O conjunto de materiais é composto por:

  • Apresentação-base em power pointEsta apresentação em power point, embora adaptável localmente, não dever ser alterada nos conteúdos que envolvam referência a dados.

·  Mensagens para os profissionais de saúde e para os cidadãos;

·   Checklists de prescrição;

·  Inquéritos sobre antibioterapia para os médicos e links para construção de quiz locais;

·  Conteúdos diversos (vídeos, infografias, relatórios…) do ECDC e de outras organizações e Links para as campanhas do ECDC e da OMS podem ser obtidos indo ao microsite do PPCIRA>>>Dia Europeu dos Antibióticos.

Ao disponibilizar estes materiais, o PPCIRA pretende facilitar a manutenção ou o início de atividades locais que permitam nomeadamente uma melhor sensibilização para a problemática da antibioterapia, assim como um conhecimento da realidade local e comparação futura.

Aproveitamos para divulgar ainda que o PPCIRA Nacional organiza as II Jornadas do PPCIRA a decorrer em Lisboa no Auditório do Infarmed dia 17 e 18 de Novembro.

As inscrições são gratuitas podendo fazê-las através da e a visualização do programa poderá ser feita através do microsite do PPCIRA

Infografia “Como ocorre a transmissão da resistência aos antibióticos?” 

Alguns links para vídeos:

Vídeo ECDC – EAAD “How does antimicrobial resistance spread? (2016)”

Vídeo ECDC – EAAD “…1/6 dos Europeus não sabe que a utilização incorreta de antibióticos torna o seu efeito menos eficaz…”

Vídeo OMS “Antibiotics: Handle with care campaign vídeo” 

Vídeo OMS resistências

Para aceder ao arquivo de materiais informativos sobre o Dia Europeu do Antibiótico, clique aqui: 2013 | 2014 | 2015

 

Area Cidadão