Estrutura Orgânica

As competências estão previstas no artigo 5º da Portaria nº 156/2012, de 22 de maio, nas alíneas:

v) Assegurar a implementação dos sistemas de informação e comunicações de utilização comum;

w) Gerir e assegurar a manutenção de sistemas e das infraestruturas tecnológicas, em articulação com as entidades competentes;

x) Assegurar o apoio técnico aos utilizadores no âmbito dos sistemas e infraestruturas tecnológicas.

As atribuições, apesar de variadas, podem ser associadas em 4 grandes áreas, que por sua vez, têm mapeamento direto sobre a organização interna do NSIC:

a. Infraestruturas

Estas atribuições prendem-se, sobretudo, com a implementação e a manutenção das configurações da rede de comunicação, bem como da preservação dos sistemas de gestão de bases de dados, enquanto plataformas de base onde se apoia o grosso dos sistemas de informação em uso no nosso Instituto.

b. Sistemas e Gestão de informação

Os sistemas de informação são, em grande parte, a porção visível que está materializada nas ferramentas de uso diário de todos quantos constituem as diversas unidades e/ou serviços da Instituição.

c. Suporte à utilização das tecnologias [Service Desk]

Como é facilmente antecipado por cada um, existe uma forte necessidade de apoio à utilização das tecnologias (hardware e Software) no contexto das atividades desenvolvidas por cada uma das unidades orgânicas da Instituição. A atribuição do NSIC nesta matéria passa por três grandes domínios de atuação:

• Serviço de Helpdesk– destinado a suportar o uso das soluções tecnológicas implementadas no âmbito da atividade do NSIC reconhecendo-se aqui dois grupos de utilizadores com necessidades diferenciadas, assim como com prioridades de atendimento distintas: (1) Utilizadores de aplicações específicas da Saúde (SINUS, SAM/SAPE, etc.) e os (2) Utilizadores de aplicações de uso comum (office, ghaf, sidc, etc.). As tarefas mais comuns são: instalação de sistemas operativos clientes, reparação de equipamentos, instalação de computadores e impressas, etc.

Apoio aos Utilizadores Chave – O funcionamento dos serviços próprios de cada unidade orgânica sustenta-se forte mente em aplicações e ferramentas informáticas de cujo bom funcionamento depende igualmente o desempenho de sectores como sejam as unidades de saúde ou os serviços de recursos humanos ou ainda de contabilidade, entre outros.

Formação e Ações de Divulgação – O NSIC tem como atribuição promover formações e ações de divulgação, encontrando a cada momento, os protagonistas, os meios necessários e as formas próprias de alcançar os objetivos que ficaram expressos relativamente a esta matéria.

d. Desenvolvimento

O NSIC tem como atribuição a apostar no desenvolvimento de aplicações específicas, tendo em vista contribuir para o incremento da qualidade e produtividade das atividades da ARS Algarve, quer para apoiar a comunidade na utilização e incorporação dos serviços de informática nas rotinas de trabalho diário, quer ainda para fornecer aos órgãos de gestão da ARS Algarve elementos de apoio à tomada de decisão.

Area Cidadão