Núcleo Rastreios Oncológicos

A diabetes constitui um grave problema de saúde pública, nomeadamente pela sua elevada prevalência, é necessário que no Serviço Nacional de Saúde se desenvolvam esforços na prevenção, identificação e tratamento das suas complicações major.

Entre as complicações major da diabetes, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira evitável na população entre os 20 e os 64 anos de idade.

A realização anual de exames do fundo do olho para detecção da retinopatia diabética por retinografia, é um método internacionalmente considerado como sensível, específico e eficaz, bem aceite pela pessoa com diabetes e que reduz a cegueira evitável pela doença.

Fonte: DGS norma 006/2011

Programa de Rastreio da Retinopatia Diabética no Algarve

O Programa de Rastreio da Retinopatia Diabética no Algarve tem como principais objetivos:

1. Criar condições, na Região de Saúde do Algarve, que garantam uma resposta efectiva e regular às necessidades dos utentes diabéticos no âmbito do Programa, tanto ao nível do Rastreios, como ao nível do Tratamento;

2. Convocar para Tratamento todos os diabéticos inscritos nos ACES da Região do Algarve com guia de Diabético atribuído.

3. Operacionalizar dois Centros de Rastreio na Região de Saúde do Algarve, localizados nos dois Hospitais Gerais do SNS- Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), e o Hospital de Faro.

4. Incluir, de forma significativa, um maior número de utentes diabéticos no Programa, em taxas de adesão superiores a 75%.

5. Garantir a monitorização e avaliação do Programa, através da utilização efectiva de uma aplicação informática disponibilizada pela ARS aos outros intervenientes.

Area Cidadão