Núcleo Rastreios Oncológicos

O cancro da mama – alguma informação…

imagem

O cancro da mama é a neoplasia mais frequente na mulher. São detectados em Portugal cerca de 4.400 casos/ano e ocorrem 1.500 óbitos/ano, por esta causa.

A probabilidade da mulher desenvolver cancro da mama, aumenta com a idade. Os cancros evoluem no decurso do tempo sem sintomas, (fase sub-clínica) passando por transformação maligna local invasão tecidular, invasão ganglionar e finalmente à distância – Modelo Evolutivo.

Na prevenção individual a mulher deve conhecer bem a sua mama, alertando o seu médico se notar alterações, efectuando periodicamente, a palpação da mama. Deve ser um hábito de todas as mulheres, ao longo da sua vida e nas idades dos 50 aos 69 anos, mesmo quando a palpação é negativa, efectuar a mamografia de rastreio.

Pode ser diagnosticado precocemente através da mamografia de qualidade.

Quando diagnosticado precocemente tem uma excelente taxa de cura.

O Rastreio do Cancro da Mama (RCM)

Os rastreios, contemplados no Plano Nacional de Saúde, desenvolvem-se no país há vários anos, seguindo recomendações internacionais e de acordo com as estratégias de saúde nacional e regionais.

Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve

Unidade Móvel do Rastreio do Cancro da MamaIniciado em Setembro de 2005 pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, o Hospital de Faro EPE e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio EPE;

As mulheres do grupo alvo recebem convocatória por carta para realizarem a mamografia no seu Centro de Saúde;

O Rastreio é efectuado numa unidade móvel que percorre todos os concelhos do Algarve;

Consiste numa mamografia digital com duas incidências/mama, realizada de dois em dois anos.;

Assegurado por profissionais de saúde que seguem e apoiam as utentes, desde o rastreio até à conclusão de um eventual tratamento;

A informação do resultado da mamografia de rastreio é enviada por carta para a utente e para o seu médico de família.

O Rastreio do Cancro da Mama do Algarve segue os mais exigentes padrões europeus de qualidade.

Galardoado com 1.º Prémio na categoria Parcerias em Saúde dos Prémios Hospital do Futuro 2007/2008.

O que é o Rastreio do Cancro da mama?

É uma actividade reconhecida a nível científico e implementada através de um programa, dirigida às idades onde é maior a incidência da doença, com a periodicidade de dois em dois anos e que consiste na realização de um exame radiológico – mamografia.

Rastreio do Cancro da Mama, captação de imagem do ecrã na Unidade MóvelA quem se dirige o rastreio?

Às mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos.

As mulheres dos restantes grupos etários, devem procurar o seu Médico Assistente para aconselhamento e prevenção. Nos casos em que existam sintomas, antecedentes pessoais ou familiares com patologia mamária maligna, também devem dirigir-se ao seu médico.

Participar no rastreio, aumenta as hipóteses de cura, diminuindo a mortalidade e traduzindo-se em anos de vida e ganhos em saúde.

O que é a Mamografia?

É o principal meio de diagnóstico. Utiliza raios X (com baixa dose). Como é muito preciso, permite detectar nódulos com apenas alguns milímetros, quando ainda não se sentem na palpação.

Consultar Calendário do Rastreio do Cancro da Mama na Região do Algarve:

imagemCalendário do Rastreio do Cancro da Mama na Região do Algarve (5ª Volta – 2014; 2015 e 2016)

pdf_64x64.pngFolheto do Programa de Rastreio do Cancro da Mama na Região do Algarve

Resultados do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve:

pdf_64x64.pngRelatório do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve – 4.ª Volta – 2015

pdf_64x64.pngRelatório do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve – 3ª Volta – 2014

pdf_64x64.pngApresentação do Relatório Preliminar da 2ª Volta do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve – Coordenadora do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve IP, Dra Filomena Horta Correia, 15 de Setembro de 2010

pdf_64x64.pngApresentação dos Resultados da 1ª Volta do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve (2005 – 2007)

Area Cidadão