Newsletter Saúde Algarve 13

Está com dificuldade em visualizar a mensagem de correio electrónico abaixo? Clique aqui para visualizar online.
http://www.arsalgarve.min-saude.pt/newsletter/images/logo.png edicao13
barra_cima
 

Imagem 15

seta

Dia Mundial da Saúde Mental
NDia Mundial de Saúde Mental com Ações de sensibilização nas Unidades de Saúde da Região de 9 a 11 outubro A promoção da Saúde Mental nas crianças e os sinais de alerta em Saúde Mental infanto-juvenil e como referenciar estes utentes são o mote das várias ações de sensibilização que a Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil dos três Agrupamentos de Centros de Saúde e a Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar do Algarve vão realizar entre os dias 9 e 11 de outubro nos Centros de Saúde e nas unidades hospitalares da Região no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental que se assinala no dia 10 de outubro.
» LER +
separador

Imagem 1

seta

1ª Conferência da Saúde da ARS Algarve IP «Do nascimento ao envelhecimento» – no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve
No passado dia 4 de outubro, a ARS Algarve IP organizou, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Algarve e ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP 2007- 2013), projeto «Janela Aberta à Família», a 1ª Conferência da Saúde subordinada ao tema «Ciclos de Vida – do nascimento ao envelhecimento».
» LER +
separador
 

Imagem 2

223

seta

ARS Algarve alarga o acesso ao teste VIH nos Cuidados de Saúde Primários
Com o objetivo de alargar o acesso dos utentes à deteção precoce da infeção VIH nos Centros de Saúde da Região do Algarve, o Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/Sida (CAD) do Departamento de Saúde da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, realiza formações destinadas aos profissionais de saúde médicos e enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento.
» LER +
separador

Imagem 3

223

seta

Centro de Saúde de Portimão reduz custos
A ARS Algarve IP, através do Núcleo de Sistemas de Informação e Comunicação, procedeu no início do mês de setembro à alteração do sistema automatizado de gestão de chamada e fluxos de utentes no Centro de Saúde de Portimão. Naquela unidade são processados cerca de dois mil atendimentos por dia, sendo o Centro de Saúde com maior movimento do ACES Barlavento.
» LER +
separador

Imagem 4

223

seta

Ministro da Saúde inaugurou Unidade de Cuidados Continuados  Integrados  do Azinhal
O Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, inaugurou oficialmente, no dia 6 de setembro, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção do Azinhal, no concelho de Castro Marim.
» LER +
separador
 

Imagem 5

223

seta

Algarve é a Região do país com maior percentagem de população assistida na RNCCI
O Algarve é a Região do país que dá resposta, na área dos Cuidados Continuados Integrados, a uma maior percentagem da sua população, nomeadamente, aos utentes com mais de 65 anos, cerca de duas vezes e meia mais em relação à média nacional, de acordo com o relatório de implementação e monitorização da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), divulgado no início deste mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
» LER +
separador

Imagem 6

223

seta

«Uma Janela Aberta à Família» ultrapassa fronteiras: Projeto algarvio implementado na Região Autónoma de Andaluzia
A nova plataforma online do projeto «Uma Janela Aberta à Família», em versão castelhana, já se encontra disponível na Região Autónoma de Andaluzia. A apresentação oficial decorreu em Sevilha, na presença da Conselheira da Consejería de Salud y Bienestar Social da Junta Autónoma da Andaluzia, María Jesús Montero, e em representação da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, do coordenador do Projeto, Dr. António Pina.
» LER +
separador

Imagem 7

223

seta

Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão» na Região do Algarve
O Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão», criado no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, foi alargado e agora já é possível efetuar a troca de seringas em alguns Centros de Saúde da Região do Algarve, através da recolha e distribuição de material esterilizado, de forma gratuita e confidencial, visando a prevenção da transmissão da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).
» LER +
separador

Imagem 8

223

seta

Depósito central único de documentação da ARS Algarve
Situado no Sítio do Besouro, no concelho de Faro, a criação do depósito central de documentação da Administração Regional de Saúde do Algarve IP (ARS Algarve IP), cuja conclusão da primeira fase está prevista ocorrer até ao final do presente ano, irá permitir conhecer de forma detalhada a realidade arquivística da instituição, e, não menos importante, assumir-se como uma pedra basilar para a implementação do novo sistema de gestão documental electrónica, integrada na segunda fase deste projeto, a implementar no decorrer do próximo ano.
» LER +
 
agenda
 
 
Imagem 10

seta

1º Simpósio de Nutrição em Cuidados Intensivos do Algarve  
A Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro, integrado recentemente no Centro Hospitalar do Algarve, promove no próximo dia 16 de Novembro, no Hotel Pestana Vila Sol (Vilamoura), o 1º Simpósio de Nutrição em Cuidados Intensivos na região.  
» LER +  
 
separador
 
Imagem 11

seta

III Jornadas de Enfermagem de Saúde Materno Infantil do Hospital de Portimão do CHAlgarve, EPE  
Na senda do êxito das anteriores edições eis que surgem, novamente, em Outubro, mês de inúmeras ações destinadas à prevenção da Criança e da Mulher, as III Jornadas de Enfermagem de Saúde Materno-Infantil da, agora, Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, EPE, previstas para 24 e 25 de Outubro de 2013.  
» LER +  
 
 
http://www.arsalgarve.min-saude.pt/newsletter/9/hospital1.png http://www.arsalgarve.min-saude.pt/newsletter/images/hospital2.png
separador
imagem 13

seta

1ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve
O futuro dos Cuidados Paliativos em Portugal; os custos: poupança ou desperdício; os Cuidados Paliativos Pediátricos, e a apresentação das boas práticas das equipas comunitárias em cuidados paliativos domiciliários, das equipas Intra-Hospitalar e das Unidades de Internamento em Cuidados Paliativos são alguns dos temas que estarão em destaque durante 1ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, no auditório da Direção Regional de Educação do Algarve, em Faro.
» LER +
separador
imagem 14

seta

ARS Algarve IP promove 1º Curso b-learning em Cuidados Paliativos
A ARS Algarve IP, através do Núcleo de Formação Profissional e da equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos do ACES do Sotavento, vai organizar o 1º curso de Cuidados Paliativos em sistema b-learning na Região do Algarve. O curso de caracter inovador e pela primeira vez na Região do Algarve, terá início em abril de 2014.
» LER +

 

separador
visite-nos em www2.arsalgarve.min-saude.pt subscricao http://www.arsalgarve.min-saude.pt/newsletter/images/facebook.com
 
ARS Algarve amiga do ambiente
 
Area Cidadão