previous arrow
next arrow
Slider

1º Encontro Clínico Algarve – Andaluzia do Projeto Janela Aberta à Família em Olhão a 31 de março de 2012

cartaz_encontro_31_marco_2012_janela_aberta.jpgO 1º Encontro Clínico Transfronteiriço do Projeto Janela Aberta à Família vai juntar no dia 31 de março de 2012, no Hotel Real Marina em Olhão, profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, para abordar o trabalho desenvolvido nas duas regiões na área da saúde materna e infantil, nomeadamente, no projeto Janela Aberta à Família, promovido pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e recentemente alargado à Comunidade Autónoma da Andaluzia, através do financiamento pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Encontro, com início previsto para as 10 horas, será dividido em três painéis, sendo a Sessão de Abertura presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos e pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Eng. Francisco Leal.

Os programas de saúde materna e infantil do Algarve e de Andaluzia serão o mote para o primeiro painel, moderado pela Dra. Olga Viseu, Diretora do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Faro, EPE, e contará com a participação dos responsáveis pelos programas das regiões, Dra. Natália Correia, Presidente do Conselho Clínico do ACES Central, e a Dra. Maria José Castro, Pediatra e Responsável do Serviço de Neonatologia do Hospital de Faro, EPE, e o Dr. José Manuel Espinosa Almendro da Consejaría de Salud da Junta de Andalucia.

programa_encontro_31_marco_2012.jpgO segundo painel, moderado pela Dra. Maria José Castro, Responsável do Serviço de Neonatologia do Hospital de Faro, EPE, será dedicado a apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Janela Aberta à Família, contando com a participação do Coordenador da equipa do Algarve, Dr. António Pina, e do Coordenador da equipa na Andaluzia, Dr. António Garrido Porras.

A sessão da tarde colocará em destaque alguns dos projetos inovadores na área da saúde infantil promovidos pelas duas Regiões com o objetivo de fomentarem a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre os profissionais envolvidos nestes projetos, entre eles, A Semana do Bébé de Olhão, O Centro de Saúde das Brincadeiras do ACES Central, o projeto para a Promoção da Parentalidade Positiva ou a Estratégia para a humanização do parto na Andaluzia.

As inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas para o e-mail: msena@arsalgarve.min-saude.pt ,com envio dos seguintes dados: Nome; profissão e entidade empregadora. Para mais informações contactar para o 967 052 502.

Iniciado em Setembro de 2007, o projeto «Uma Janela Aberta à Família» é implementado pela Administração Regional do Algarve IP, em parceria com a Delegação Regional do Algarve do Instituto da Droga e Toxicodependência, recentemente distinguido com 2º lugar na categoria «Educação» dos Prémios Hospital do Futuro 2011, visa o apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança.

Nos hospitais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE e no Hospital de Faro, EPE desde o arranque do projeto que são distribuídas a todas as parturientes da região uma brochura com a apresentação do projeto, podendo as mães inscrever-se para receber informação periódica, adequada ao estadio de desenvolvimento da criança, através do envio de uma newsletter periódica, sendo ainda dada a possibilidade de, por e-mail ou através do Fórum e Video Chat, colocarem as questões que entenderem acerca da educação dos seus filhos.

janela_aberta2012.jpgDe referir que, além deste projeto, a ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram diversas outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) com o objetivo da criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objetivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.

Consultar: pdf_64x64.pngPrograma 1º Encontro Clínico Algarve – Andaluzia do Projeto Janela Aberta à Família

Mais informações sobre Projeto Janela Aberta à Família

cartaz_encontro_31_marco_2012_janela_aberta.jpg
Voltar
Area Cidadão