previous arrow
next arrow
Slider

2º Encontro Transfronteiriço Projeto Janela Aberta à Família em Huelva

«Uma Janela Aberta à Família» ultrapassa fronteiras: Projeto algarvio implementado na Região Autónoma de Andaluzia

Cerca de 80 profissionais de saúde de Andaluzia e do Algarve participaram no dia 18 de outubro de 2013 em Huelva no 2º Encontro Clinico Transfronteiriço do Projeto Janela Aberta à Família com o objetivo de fomentar a troca de experiências e conhecimentos no âmbito deste projeto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O lançamento no passado mês de julho na Andaluzia da plataforma online do projeto Janela Aberta à Família serviu de mote para a 2º edição deste encontro transfronteiriço durante o qual os participantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor o funcionamento desta ferramenta online de apoio aos pais e educadores na área da saúde materna e infantil e simultaneamente incentivar a sua utilização quer pelos profissionais de saúde quer pela população em geral de ambas as regiões.

Esta plataforma bilingue funciona em Portugal no endereço www.janela-aberta-familia.org e permite a todos os pais ou famílias inscreverem-se dando-lhes acesso ao envio de informação periódica e interativa adequada ao desenvolvimento dos seus filhos. O programa em Portugal tem emitido videochats para esclarecimento interativo das famílias com técnicos de saúde, resposta a perguntas por email e, disponibilizou recentemente mais de 150 vídeos educativos tanto no website, como num novo canal TV na MEO (canal 894890).

Neste encontro em Huelva, no passado dia 18 de outubro, a ARS Algarve IP foi representada pelo Coordenador do Projeto, Dr. António Pina que acompanhado pela psicóloga Helena Coelho, onde apresentaram o trabalho desenvolvido no Algarve e os resultados de um estudo de investigação sobre a eficácia das diferentes formas de comunicação utilizadas.

De destacar que o projeto tem sido «muito acarinhado» na Andaluzia desde a inauguração oficial da plataforma em castelhano no passado mês de julho, pela responsável máxima dos serviços de saúde andaluzes, e irá merecer ainda em outubro uma cobertura televisiva pelo Canal Sur da TV andaluza.

Implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em parceria com os hospitais de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, o Projeto Janela Aberta à Família é único no contexto nacional e internacional, tendo já sido distinguido com 2º lugar na categoria «Educação» dos Prémios Hospital do Futuro 2011.

Em 2011 o projeto passou a ser co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o que permitiu a sua internacionalização com o alargamento à Comunidade Autónoma da Andaluzia, culminando com o lançamento, à semelhança do que já acontece com o projeto na Região do Algarve, de uma plataforma online onde os pais poderão pedir esclarecimentos e/ou apoio de profissionais de saúde relativamente à educação dos seus filhos e noutras questões relacionadas com a parentalidade, a saúde materno infantil e a promoção de hábitos de vida saudável.

Atualmente participam no projeto a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP como principal responsável, a Consejería de Salud y Bienestar Social da Junta Autónoma da Andaluzia e a Globalgarve.

As plataformas online estão acessíveis através dos seguintes endereços:

Em castelhano: http://www.janela-aberta-familia.org/es/

Em Português: http://www.janela-aberta-familia.org/

imgars_news_1.png
Voltar
Area Cidadão
id, consectetur libero. et, Phasellus dictum ante. eleifend justo id risus ipsum