previous arrow
next arrow
Slider

ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador

“Cuidar de quem cuida” foi o mote da sessão

“Cuidar de quem cuida” foi o mote para o Encontro promovido pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Sotavento no dia 5 de novembro no âmbito da comemoração do Dia do Cuidador, e que juntou profissionais de saúde, cuidadores formais e informais na Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António, com o objetivo de abordarem esta temática numa perspetiva multidisciplinar e desta forma contribuir para aumentar a capacitação dos cuidadores (in)formais.

A sessão de abertura contou com a presença da Directora Executiva do ACeS Sotavento, Luísa Prates e da Vogal do Conselho Clínico e da Saúde do ACeS Sotavento, Manuela Gonçalves.

Seguiu-se um momento cultural proporcionado pela assistente técnica Ângela Mascarenhas através da recitação de um poema de Alexandre O’neil alusivo ao tema.

No decorrer da sessão foram abordadas várias temáticas com vista a esclarecer dúvidas sobre os diversos níveis de cuidados de saúde, desde a Enfermagem, a Fisioterapia e a Nutrição até à Psicologia e à Saúde Oral.

O enfermeiro Miguel Pereira da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António d’Arenilha falou sobre a “pele; funções e cuidados”, a fisioterapeuta Flávia Oliveira da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) de Vila Real de Santo António abordou a questão da “prevenção de quedas”, a nutricionista Lisa Gonçalves da URAP de Vila Real de Santo António, destacou a “importância da nutrição e da hidratação”, a higienista oral Isabel Paleta  da Unidade de Saúde Pública de VRSA sublinhou a importância da “higiene oral”.

Na área da psicologia, a psicóloga Alda Martins do Espaço Saúde em Diálogo do Centro Hospitalar Universitário do Algarve falou sobre os “desafios e estratégias para ultrapassar o desgaste emocional” e o psicólogo Diretor da Casa do Caminho de Tavira, Edmar Silva, destacou o papel da “biblioterapia como recursos terapêuticos”.

O Encontro terminou com uma sessão prática de relaxamento Jacobson dinamizada pela Enfermeira Angelina Rocha UCC Santo António d’Arenilha.

De referir que este Encontro, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, foi promovido pelas técnicas Superiores de Serviço Social do ACeS Sotavento, Marta Martins e Manuela Gonçalves das respetivas Unidades URAP e UCC Santo António d’Arenilha de Vila Real de Santo António.

ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador

ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador

ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador

 

ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador ACeS Sotavento promoveu encontro dedicado ao cuidador

Voltar
Area Cidadão
tempus ut dolor mattis ante. consectetur vel, Praesent Aenean neque. felis tristique