previous arrow
next arrow
Slider

Algarve e Andaluzia promoveram 3ª Reunião de Cooperação em Projectos na área da Saúde Neonatal e Materno-Infantil

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil.jpgRealizou-se no dia 12 de Abril de 2012, em Huelva, no Hospital Juan Ramón Jiménez, a terceira reunião entre os representantes das Regiões do Algarve e de Andaluzia, de dois Projectos, na área da Saúde da Mulher e da Criança, aprovados no âmbito do POCTEP/Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007 – 2013), denominados «Neonatal – Desenvolvimento dos Cuidados Neonatais na Região Transfronteiriça Algarve -Andaluzia» que tem como objectivo aumentar a segurança dos cuidados de saúde à população infantil em situação crítica e o «Materno-Infantil – Desenvolvimento dos Cuidados na área Materno-Infantil na Região Transfronteiriça Algarve-Andaluzia» que pretende promover e desenvolver uma Rede conjunta de infra-estruturas logísticas de cooperação sanitária no âmbito dos cuidados na área materno-infantil.

No decorrer destas reuniões foi decidido iniciar o processo de aquisição de equipamentos para o apoio neonatal e materno no Hospital de Faro, como por exemplo, a aquisição de incubadoras e mesas articuladas de parto para parturientes com deficiência, e por outro lado, a implementação de atividades formativas e de investigação conjuntas aos profissionais das duas regiões transfronteiriças, prevendo-se que ambos os projetos tenham o seu término em 2013.

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil_2.jpgA reunião que contou com a delegação do Algarve, representada pela Diretora do Departamento de Estudos e Planeamento da ARS Algarve IP, Dra. Ana Cristina Guerreiro, e pelo Responsável de ligação para Projectos Internacionais ARS Algarve IP, Dr. António Pina,  e da delegação de Andaluzia, representada pelo Director Gerente do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Rafael Garcia Vargas-Machuca, pelo Director Económico do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Augustín Ortega Garcia, pela Chefe de Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / Serviço Andaluz de Saúde, Dona Maria Aranzazu Irastorza Aldasoro, pela Sub Direcção de Acessibilidade e Continuidade Assistencial do Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / SAS, D. Joaquim Ramos Solís.

A ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram ainda outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) que tem como objetivo a criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objetivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca, Detecção Precoce do Cancro e Saúde da Mulher e da Criança.

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil.jpg
Voltar
Area Cidadão
leo Donec tempus dolor. fringilla elit. Sed quis,