previous arrow
next arrow
Slider

Algarve e Andaluzia promoveram 4ª Reunião de Cooperação em Projetos na área da Saúde Neonatal e Materno-Infantil

reuniao8_6_12.jpgRealizou-se no dia 8 de junho de 2012, em Olhão, no Hotel Real Marina, a quarta reunião entre os representantes das Regiões do Algarve e de Andaluzia, de dois Projetos, na área da Saúde da Mulher e da Criança, aprovados no âmbito do POCTEP/Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007 – 2013), denominados «Neonatal – Desenvolvimento dos Cuidados Neonatais na Região Transfronteiriça Algarve -Andaluzia» que tem como objetivo aumentar a segurança dos cuidados de saúde à população neonatal em situação crítica e o «Materno-Infantil – Desenvolvimento dos Cuidados na área Materno-Infantil na Região Transfronteiriça Algarve-Andaluzia» que pretende melhorar o apoio a grávidas e puérperas com incapacidades.

No decorrer destas reuniões foi discutido a implementação no Algarve de dois estudos de investigação e diversas ações de formação até ao final do ano, para além do processo de aquisição de equipamentos para o apoio neonatal e materno no Hospital de Faro, como por exemplo, a aquisição de incubadoras e mesas articuladas de parto para parturientes com deficiência.

A reunião contou pelo Algarve, com o responsável de ligação para Projetos Internacionais ARS Algarve IP, Dr. António Pina, o responsável financeiro, Dr. Marco Ramos, as responsáveis clínicas, Dra Maria José Castro – pediatra e Dra Ivone Lobo – obstetra e ainda o Diretor Clínico do Hospital de Faro, Dr. Jorge Salvador.

Pela Andaluzia compareceram à reunião o Director Gerente do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Rafael Garcia Vargas-Machuca, a Chefe de Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / Serviço Andaluz de Saúde, Dona Maria Aranzazu Irastorza Aldasoro, o Sub Diretor da Direccion de Acessibilidade e Continuidade Assistencial do Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / SAS, D. Joaquim Ramos Solís e a  Gerente de la Fundación de Investigación en Salud, Dona María Victoria Alonso Martínez.

A ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram ainda outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) que tem como objetivo a criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas.

reuniao8_6_12.jpg
Voltar
Area Cidadão