previous arrow
next arrow
Slider

Algarve e Andaluzia promoveram 6ª Reunião de Cooperação em Projetos na área da Saúde Neonatal e Materno-Infantil

Representantes das Regiões de Saúde do Algarve e de Andaluzia, reuniram-se no passado dia 19 de fevereiro de 2014, em Huelva, no Hospital Juan Ramón Jiménez, para analisarem a evolução de dois Projetos que estão actualmente a ser implementados em parceria na área da Saúde da Mulher e da Criança, aprovados no âmbito do POCTEP/Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007 – 2013), denominados «Neonatal – Desenvolvimento dos Cuidados Neonatais na Região Transfronteiriça Algarve -Andaluzia» e «Materno-Infantil – Desenvolvimento dos Cuidados na área Materno-Infantil na Região Transfronteiriça Algarve-Andaluzia» que têm permitido melhorar o apoio a grávidas, puérperas e recém-nascidos e aumentar a segurança dos cuidados de saúde à população neonatal em situação crítica.

Desde 2011 que, através do financiamento destes projetos foi possível apostar na formação com a realização de diversas atividades conjuntas no Algarve, nomeadamente ações de formação a profissionais de saúde, seminários científicos e simultaneamente melhorar as condições de atendimento das utentes com a aquisição de equipamento técnico sobretudo para o Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Faro, designadamente uma cama de partos para parturientes com incapacidades, uma incubadora para prematuros, um misturador de oxigénio para recém-nascidos.

Na área dos cuidados de saúde primários, foram adquiridos um conjunto de equipamentos para os Centros de Saúde da Região, nomeadamente diversas marquesas ginecológicas, dopplers fetais e candeeiros LED, que permitiu melhorar as condições de atendimento nas consultas de vigilância da gravidez.

De referir que a sexta reunião contou com a presença da parte da ARS Algarve IP do Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Miguel Madeira, do responsável técnico pelos projetos, Dr. António Pina e o responsável financeiro, Dr. Marco Ramos. Da parte da Andaluzia estiveram presentes o Director Gerente do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Rafael Garcia Vargas-Machuca, o Diretor de Servicios Generales del Hospital, D. Agustin Ortega Garcia, o Sub Diretor da Direccion de Acessibilidade e Continuidade Assistencial do Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial, D. Joaquim Ramos Solís, e o Subdirector de la Plataforma de Logística Integral de Huelva, D. David Llamas Cordoba

  

Reuniao19_2_14.jpg
Voltar
Area Cidadão
commodo vulputate, vel, leo. lectus Praesent Sed justo tempus ut leo