Arrow
Arrow
Slider

ARS Algarve e Câmara Municipal de Tavira promovem Semana da prevenção da Diabetes

Realiza-se, de 13 a 19 de novembro de 2017, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a sexta edição da Semana da Diabetes de Tavira, numa organização da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento da ARS Algarve, em parceria e colaboração com a Autarquia tavirense, com o objetivo de sensibilizar todas as faixas etárias da população para esta doença crónica e promover estilos de vida saudáveis.

Na sua intervenção na sessão de abertura da Semana da Diabetes de Tavira, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Paulo Morgado, destacou o trabalho efetuado pelos profissionais de saúde da UCC Talabriga na área da prevenção da Diabetes desde que iniciaram a Semana em 2011, relembrando a «responsabilidade» dos Cuidados de Saúde Primários em relação a esta doença e a importância de reavivar uma «discussão esquecida» em torno da «epidemia silenciosa».

«Há muito por fazer na nossa Região e no País para controlar a Diabetes. Temos que ainda encontrar os diabéticos que o são e que não sabem e temos de tratar melhor dos nossos diabéticos. Todos deviam ser tratados nos Centros de Saúde», frisou, sublinhando a importância de continuar a combater a obesidade infantil que «contribui para doenças cardiovasculares e diabetes em idade adulta» através de uma alimentação saudável e exercício físico, visando um crescimento da população «com menos problemas de saúde e menos Diabetes».

Elogiando a sensibilidade da Autarquia de Tavira para a dieta Mediterrânica e para a problemática da Diabetes, Dr. Paulo Morgado salientou que «todos somos responsáveis» no sentido de realçar o impacto que têm as ações junto da comunidade e que deviam ser «incluídas em todas as políticas». «Com esta parceria estamos a caminhar no sentido certo», disse, lançando o repto a outros municípios da Região para replicarem as boas práticas desenvolvidas em Tavira no combate à Diabetes.

Por seu lado, o Presidente da Câmara de Tavira, Dr. Jorge Botelho, ao exprimir a «alegria» ao acolher a Semana da Diabetes, assumiu que a Autarquia também tem um papel importante no que diz respeito ao bem-estar e à saúde da população. «Temos uma responsabilidade de introduzir padrões saudáveis», disse, falando sobre a Dieta Mediterrânica, mas também «atitudes saudáveis», sobretudo entre os jovens munícipes, em termos de exercício físico.

No momento da conferência inaugural foi apresentado o projeto comunitário da UCC Talabriga «Viver Bem com Diabetes», existente há sete anos e premiado com o Prémio de Boas Práticas, pela enfermeira Ana Filipa Viegas e Dra. Ana Isabel Jesus daquela unidade funcional de saúde. Seguiu-se a inauguração da Semana da Diabetes no Mercado da Ribeira som corte de fita azul pelo padrinho da Semana, Dr. Jorge Botelho, e atividades para a população infantil com dança hip hop e a criação de um mural da Saúde.

Mais informação sobre a Semana da Diabetes de Tavira aqui.

Veja aqui mais fotografias da Semana da Diabetes de Tavira 2017.

ARS Algarve e Câmara Municipal de Tavira promovem Semana da prevenção da Diabetes
Voltar
Area Cidadão