previous arrow
next arrow
Slider

ARS Algarve promove Rastreio de Retinopatia Diabética no concelho de São Brás de Alportel

O Núcleo de Rastreios da ARS Algarve promove o Rastreio de Retinopatia Diabética no concelho de São Brás de Alportel a partir de 29 de setembro.

O rastreio, gratuito, é dirigido a todos os utentes registados como diabéticos no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, tem início a 29 de setembro e prolonga-se até fim de outubro de 2021. Consiste na realização de duas retinografias por olho, uma centrada na mácula e outra na pupila, com recurso a retinógrafo com câmara não midriática, e visa detetar lesões que possam ser tratadas precocemente, contribuindo para uma melhoria de qualidade de vida dos diabéticos.

Na maioria dos casos, a retinopatia diabética não apresenta sintomas.

O rastreio, dirigido a todos os diabéticos inscritos, tem lugar no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, entre as 09:30 e as 16:30.

Indicações a ter em conta em virtude da atual pandemia de COVID-19:

  • Uso obrigatório de máscara cirúrgica. Esta não deve ser mexida nem retirada durante o tempo de permanência na unidade de saúde;
  • Caso o utente ou o seu acompanhante se sintam doentes ou febris não deverão comparecer ao rastreio. Perante esta situação os interessados deverão contactar o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve para remarcar o exame;
  • A hora da marcação deverá ser respeitada – o intervalo entre cada utente permite manter o distanciamento social, de acordo com as orientações da DGS – Direção-Geral da Saúde, bem como garantir o tempo necessário para a higienização das áreas utilizadas.

O rastreio irá decorrer, a partir do dia 8 de novembro, no concelho de Lagoa.

Contactos para agendamento do exame:

Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde do Algarve

Telefone: .289 88 99 12

Telemóvel: 963606714 | 963618683 | 963618715 | 969089520 | 969088933

E-mail:  rastreiovisual@arsalgarve.min-saude.pt

Voltar
RSE - Area Cidadão
commodo id, Sed dolor ante. elit.