previous arrow
next arrow
Slider

ARS Algarve promove Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Lagos

Iniciou este mês de março no concelho de Lagos o Rastreio do Cancro da Mama promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio de Base populacional do Cancro da Mama no Algarve.

O Rastreio é dirigido a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas em unidades de Saúde do Concelho de Lagos, e é realizado numa unidade móvel que se encontra instalada junto do Centro de Saúde de Lagos, das 09:30 às 13:00 horas e das 13:30 às 16:00 horas (dias úteis).

Inicialmente as utentes receberão uma carta, com indicação dos contactos para proceder à marcação do Rastreio. A marcação está disponível também via online, facilitando o acesso e de modo a garantir o necessário distanciamento social.

Em virtude da atual pandemia de COVID-19, vão ser alterados alguns procedimentos do rastreio de forma a garantir a segurança e proteção dos utentes e profissionais de saúde.

Algumas indicações a reter para a realização do Rastreio:

  • Os utentes deverão usar máscara cirúrgica de proteção – Esta não deve ser mexida nem retirada durante o tempo que a utente esteja na unidade móvel;
  • Será avaliada da a temperatura antes do exame – Caso a utente se sinta doente ou febril, não deverá comparecer ao rastreio e deve contactar para remarcar o exame;
  • A hora da marcação deverá ser respeitada – O intervalo entre cada utente permite manter o distanciamento social, de acordo com as orientações da DGS, bem como garantir os tempos necessários para a higienização das áreas utilizadas.

Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do País a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, iniciou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Para agendar o seu rastreio ou em caso de dúvida, contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento telefónica 289 88 99 12 ou 969 088 933 ou 969 089 520 ou 963606714 ou 969 030 144 ou através do email rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt ou https://webmail-arsalgarve.min-saude.pt/rastreios/.

Voltar
RSE - Area Cidadão
facilisis ipsum dictum mi, odio vulputate, sem,