ARS Algarve reforça atendimento Centros de Saúde da Região

Todos os Centros de Saúde do Barlavento Algarvio vão estar abertos nos dias 24 e 31 de dezembro

Todos os Centros de Saúde do Barlavento Algarvio (Aljezur; Lagos, Lagoa, Portimão, Silves, Monchique, Vila do Bispo), assim como, os Centros de Saúde de Faro, de Olhão, de São Brás de Alportel (ACeS Central) e do Centro de Saúde de Tavira (ACeS Sotavento), vão estar abertos nos dias 24 e 31 de dezembro de 2019, para assegurar, em caso de necessidade, a prestação de cuidados de saúde à população no seu Centro de Saúde e evitar deslocações desnecessárias às urgências hospitalares.

A afluência de utentes às unidades do Serviço Nacional de Saúde do Algarve (unidades de cuidados de saúde primários e hospitalares) é monitorizada diariamente, pela Administração Regional de Saúde do Algarve, em articulação com o Departamento de Saúde Pública e Planeamento, os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS Barlavento; ACeS Central; ACeS Sotavento) e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Inverno, de modo a que, em caso de necessidade, os Centros de Saúde e as urgências hospitalares reforcem as equipas de profissionais e/ou alarguem os horários de atendimento das Consultas do Recurso do Dia nos Centros de Saúde, para responder de forma adequada e articulada um eventual acréscimo/fluxo de utentes neste período do ano, designadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias.

A ARS Algarve recomenda que no caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar, em primeiro lugar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado, ou dirigir-se à sua unidade de saúde e ao seu médico de família.

Horários de atendimento das Consultas de Recurso nos Centros de Saúde do Algarve

ACES Barlavento:

• Centro de Saúde de Aljezur – Consulta de Recurso do Dia: às 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras, das 09:00 às 16:00 horas; (excecionalmente nos dias 24 e 31 de dezembro aberto das 09.00 às 13.00 horas)
  • Centro de Saúde de Lagoa – Consulta de Recurso do Dia: das 14:00 às 20:00 horas, todos os dias do ano.
  • Centro de Saúde de Lagos – Consulta de Recurso do Dia: às 3.ª e 6.ª feiras das 09:00 às 15:00 horas; (excecionalmente nos dias 24 e 31 de dezembro aberto das 10.00 às 13.00 horas)
  • Centro de Saúde de Monchique – Consulta de Recurso do Dia: De 2.ª a 6.ª feira, das 14.00 às 18.00 horas. Nos dias de tolerância de ponto, feriados e fins de semana das 08.30 às 14.30 horas.
  • Centro de Saúde de Portimão – Consulta de Recurso do Dia: De 2.ª a 6.ª feira, das 14.00 às 20.00 horas. Nos dias de tolerância de ponto, feriados e fins de semana das 08.00 às 20.00 horas.
  • Centro de Saúde de Silves – Consulta de Recurso do Dia: Das 08.00 h às 14.00 horas, todos os dias do ano.
  • Centro de Saúde de Vila do Bispo – Consulta de Recurso do Dia: Às 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras, das 12.00 às 16.00 horas.; (excecionalmente nos dias 24 e 31 de dezembro aberto das 09.00 às 13.00 horas)

ACES Central:

• Centro de Saúde de Faro – Consulta Aberta: Aos sábados, domingos e feriados das 09:00 às 18:00 horas.
  • Centro de Saúde de Olhão – Consulta Aberta: Aos sábados, domingos e feriados das 09:00 às 18:00 horas.
  • Centro de Saúde de São Brás de Alportel: Consulta Aberta: Aos sábados, domingos e feriados das 09:00 às 15:00 horas.

ACES Sotavento:

• Centro de Saúde de Tavira – Serviço de Atendimento Complementar: Segunda à sexta-feira das 15:00 às 18:00 horas. Aos sábados, domingos e feriados das 09:00 às 17:00 horas.
  • Centro de Saúde de Alcoutim – Serviço de Atendimento Complementar: Aos sábados das 09:00 às 16:00 horas.

Serviços de Urgência – Centro Hospitalar Universitário do Algarve:

• Serviço de Urgência CHUA Faro (todos os dias – 24 horas)
  • Serviço de Urgência CHUA Portimão (todos os dias – 24 horas)
  • Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira (todos os dias – 24 horas)
  • Serviço de Urgência Básica (SUB) de Loulé (todos os dias – 24 horas)
  • Serviço de Urgência Básica (SUB) de Lagos (todos os dias – 24 horas)
  • Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Real de Santo António (todos os dias – 24 horas)

Informação atualizada a 20 de dezembro de 2019

velit, nunc risus. Aenean elit. eget consectetur elementum sit ipsum mattis Aliquam