TESTES ANTIGÉNIO

farmácias aderentes

previous arrow
next arrow
Slider

Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência de Género” inicia a 25 de novembro

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres é celebrado a 25 de novembro e marca o início da campanha Orange the World, promovida pelas Nações Unidas.

Esta campanha promove “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência de Género”, a decorrer de 25 de novembro a 10 de dezembro, quando se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, este ano com o tema “Fim da Violência contra as Mulheres, agora!”.

Os Cuidados de Saúde, privilegiados pela proximidade à comunidade, são uma porta de entrada privilegiada para a deteção de situações de violência. A ARS Algarve dispõe de uma rede constituída por 14 Equipas de Prevenção da Violência em Adultos, que atuam na região.

As situações de suspeita ou confirmação de violência identificadas devem ser devidamente sinalizadas junto das Equipas de Prevenção da Violência em Adultos existentes nos Centros de Saúde e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

A prevenção da violência é feita através de diversos canais e atores. A arte, nomeadamente o cinema, é um veículo de grande alcance e importância na transmissão de informação e sensibilização junto da população.

Em 2021, a ARS Algarve, associa-se à campanha Orange the World através da divulgação de diversas ações e atividades de sensibilização para esta problemática e, com o intuito de chegar a novos públicos, confere o apoio institucional a uma curta-metragem, “Último Silêncio”, do realizador algarvio Hernâni Duarte Maria e da produtora Paradoxon Produções.

A película tem argumento de André Luís e retrata a problemática da violência doméstica, nomeadamente contra as mulheres. Através dos personagens Maria e Afonso, papel interpretado pelos atores Ana Oliveira e António Gambóias, são desvendados o medo e a exaustão de uma vida de sofrimento, no seio de uma família. Esta iniciativa pretende sensibilizar os espectadores e alertar para a importância de denúncia de qualquer violência física ou emocional de que se tenha conhecimento.

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, é divulgado esta quinta-feira, 25 de novembro, o trailer da curta-metragem “Último Silêncio”.

A Paradoxon Produções convida todos os interessados a participar na estreia da curta-metragem «Último Silêncio», a ter lugar no dia 7 de dezembro no auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, pelas 21h00.

 

Ver: trailer da curta-metragem “Último Silêncio”

 


16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência de Género – Orange the World

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, associa-se à campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência de Género – Orange the World”, promovida pela rede das Nações Unidas, que tem este ano como tema o “Fim da violência contra as mulheres, agora!”.

A partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão divulgados materiais elaborados no âmbito do Projeto Violência Sexual nas Relações de Intimidade (VSRI). Este projeto é financiado pela Comissão Europeia e promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

“Faça as perguntas. Ouça as respostas. Leia os sinais”. Este é o lema desta campanha que tem como principal finalidade a conscientização de públicos estratégicos, designadamente profissionais da administração pública. O intuito é insistir na prevenção e intervenção nas variadas formas de violência contra as mulheres e raparigas, nomeadamente da violência sexual, uma realidade ainda mais oculta no seio de relações de intimidade, por vários fatores, entre os quais se destacam o medo, vergonha, culpa e normatividade associada aos papéis de género.

Os diversos materiais produzidos, que incluem banners, cartazes, vídeos e Manual de Boas Práticas, fornecem ferramentas essenciais para a compreensão, abordagem e aprofundamento do fenómeno. São complementados com a a documentação técnica, fluxogramas e protocolos de atuação, criados no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida, atualmente integrada no Programa Nacional.

As diversas respostas, em diferentes níveis de cuidados, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente consultas de vigilância de saúde no ciclo de vida, consultas de especialidade, internamentos, serviços de urgência, assumem-se, a par de tantos outros, como contextos privilegiados para a deteção precoce de fatores de risco em relações de intimidade, incluindo violência sexual, desenvolvimento de estratégias de intervenção e de articulação com rede de parceiros.

Reforça-se a importância do rastreio e deteção precoce de situações de violência, incluindo de violência de género, através do recurso ao Registo Clínico de Violência em Adultos, disponível no Registo de Saúde Eletrónico – Área do Profissional (RSE-AP), um orientador do registo e boas práticas de profissionais de saúde. As situações identificadas de suspeita ou confirmação de violência devem ser devidamente sinalizadas às Equipas de Prevenção da Violência em Adultos existentes nos Centros de Saúde e Hospitais.

Mais informação:

Vídeo Projeto VSRI

Violência Sexual nas Relações de Intimidade – Manual de Boas Práticas

Banners animados:

Banner 1

Banner 2

Banner 3

Banner 4

Banner 5

Banner 6

Cartazes:

Cartaz 1

Cartaz 2

Cartaz 3

Cartaz 4

Cartaz 5

Fonte: DGS

Voltar
RSE - Area Cidadão
mattis Praesent consectetur nec nunc ut