Slider

COVID – 19: Novo serviço de Apoio Psicológico nos 3 ACeS para utentes e profissionais de saúde

Em tempos de pandemia de COVID-19, é essencial promover a Saúde Mental da população e dos profissionais de saúde.

Sente que precisa de apoio psicológico? Não hesite, contacte a sua equipa de saúde e tenha acesso ao serviço de apoio psicológico para utentes e profissionais de saúde.

No passado dia 6 de abril foi ativado o Gabinete Regional de Crise de Saúde Mental da ARS Algarve com o objetivo de criar um serviço de Apoio Psicológico nos 3 ACeS da região, com uma resposta dos psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários e respetiva articulação com os Cuidados de Saúde Hospitalares, dirigido a utentes e profissionais do SNS para fazer face à pandemia de COVID-19.

Os psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários estão organizados por cada ACeS, entre as 8h e as 14h e das 14h às 20h, para os quais são encaminhados os casos (utentes ou profissionais) que necessitem de intervenção psicológica.

O apoio psicológico a utentes destina-se a situações que envolvam os seguintes motivos:

• Reações agudas de stress;
  • Necessidade de estabilizar e promover a aquisição do controlo emocional;
  • Necessidade de diminuir os níveis de ansiedade;
  • Agudização de psicopatologia prévia, relacionadas com a COVID-19, com a necessidade de avaliar, estabilizar e/ou referenciar;
  • Necessidade de apoio emocional no início do processo de luto e/ou notificação de morte;
  • Famílias e/ou crianças que necessitem de orientação de como lidar com a situação de crise.

A referenciação dos utentes para este serviço de apoio psicológico é feita sempre pela sua equipa de saúde preferencialmente por mail e/ou por telefone se a situação for urgente.

Por seu lado, a intervenção junto dos profissionais (das equipas de saúde ou outros) tem como objetivos:

• Apoiar na gestão de stress e no desenvolvimento de estratégias de coping adaptativas;
  • Minimizar o impacto psicológico de situações críticas, a que os profissionais poderão estar expostos, na sequência da sua atividade;
  • Prevenir o burnout ou outras patologias; possibilitar o encaminhamento posterior, caso se justifique.

O apoio psicológico para os profissionais de saúde deverá ocorrer preferencialmente através do número disponibilizado por cada um dos ACeS.

Para mais informações: Gabinete Regional de Crise de Saúde Mental da ARS Algarve – Respostas dos psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários e respetiva articulação com os Cuidados de Saúde Hospitalares face à pandemia de COVID – 19

id consequat. Nullam libero. ut elit. quis commodo adipiscing velit, ipsum felis