previous arrow
next arrow
Slider

Dia Europeu dos Antibióticos 2013

No dia 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu dos Antibióticos. Uma Iniciativa do do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), à qual Portugal aderiu, que pretende alertar os profissionais e o público para a necessidade de promover o uso racional dos antibióticos, a fim de manter a sua eficácia e prevenir a emergência de microrganismos multirresistentes.

Os dados mais recentes confirmam que, na União Europeia, o número de doentes infectados com bactérias resistentes aos antibióticos está a aumentar, sendo este facto uma importante ameaça para a saúde pública.

O uso responsável de antibióticos pode ajudar a evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes e a preservar a eficácia dos antibióticos para as gerações futuras.

O Dia Europeu dos Antibióticos pretende sublinhar a importância para a utilização dos antibióticos de forma responsável e pôr termo ao seu consumo desnecessário, isto é, perceber que a toma de um antibiótico exige a sua prescrição por um médico e que as instruções do médico sobre a forma adequada de o tomar devem ser escrupulosamente respeitadas.

A ARS Algarve IP associa-se a esta iniciativa e disponibiliza os seguintes materiais informativos da Direção Geral da Saúde alusivos a esta temática para que possam ser utilizados em prol desta causa tão importante:

Informação para os Profissionais de Saúde em geral

Informação para os Médicos de Medicina Geral e Familiar

Informação para os Cidadãos 

Diálogo com o doente

Folheto para o público

Cartazes publicitários do Dia Europeu do Antibiótico:

 

 

 

 

Cartaz 1

 

Cartaz 2

Cartaz 3

Memorando da Aliança Intersetorial para a Preservação do Antibiótico (APAPA)

Logótipo da Campanha do Dia Europeu dos Antibióticos

Modelo de Apresentação do Dia Europeu dos Antibióticos

A ARS Algarve IP através do Grupo Coordenador Regional de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos preparou um breve questionário onde pretende avaliar o nível de conhecimento do cidadão sobre a utilização dos antibióticos.

O preenchimento do questionário é rápido, simples e anónimo. Colabore!

Para responder ao questionário, clique aqui. (https://docs.google.com/forms/d/1LY8j5I3LwjfEFnkYvRcw6FTiX6MbZHCj3O8dU3Kb1kQ/viewform)

Fonte: Grupo Coordenador Regional de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos

Voltar
RSE - Area Cidadão
Donec dapibus consectetur eleifend leo elit. Praesent facilisis