TESTES ANTIGÉNIO

farmácias aderentes

previous arrow
next arrow
Slider

Equipa Técnica Especializada de Redução de Riscos e Minimização de Danos da DICAD da ARS Algarve promove ações de sensibilização em eventos recreativos

A Equipa Técnica Especializada de Redução de Riscos e Minimização de Danos (ETERRMD) da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Algarve iniciou, no mês de agosto, a realização de ações de sensibilização para a redução de riscos em comportamentos aditivos e dependências (CAD) em eventos recreativos, para a população em geral.

Estas ações permitem uma intervenção técnica especializada junto de operadores e funcionários de bares, parceiros nestes eventos, e da população em geral, com grande incidência na população mais jovem.

Com os parceiros, antes e durante os eventos, realiza-se a sensibilização para a venda responsável de bebidas alcoólicas e para a importância do rastreio do VIH/SIDA junto dos funcionários e colaboradores.

Relativamente ao grupo-alvo, ou seja, a população em geral que frequenta os espaços recreativos noturnos, os profissionais de saúde têm o objetivo de sensibilizar/ informar “sem dogmas” ou ideias pré-concebidas sobre comportamentos ligados a padrões de consumo de risco, de abuso ou de dependência de substâncias psicoativas e álcool.

É também realizada a abordagem técnica de questões relacionadas com a sexualidade e comportamentos de riscos, com linguagem adaptada ao contexto e ao público-alvo.

Neste contexto, toda a comunidade envolvida usufrui de um aconselhamento altamente dirigido, individualizado e revestido de pragmatismo, otimizando o momento para intervir.

O principal foco de intervenção desta Equipa está relacionado com o consumo de álcool de risco, abusivo ou dependência na população mais jovem, procurando medir o seu impacto através da realização de um teste, informar, aconselhar e sensibilizar para uma mudança do consumo, caso seja necessário.

Na viatura GAM (Gabinete de Apoio Móvel) da DICAD, em locais estratégicos de zonas recreativas noturnas, realiza-se:

  • Teste de alcoolémia, sensibilizando os participantes para as implicações de determinada taxa na condução de veículos e nos comportamentos sexuais desprotegidos
  • Distribuição de preservativos, gel lubrificante e outros materiais
  • Rastreio VIH/ SIDA

As ações são organizadas e implementadas por uma equipa multidisciplinar, constituída pelo Psicólogo Clínico e Responsável da Equipa Ricardo Rodrigues, pela Enfermeira Ana Martins e pela Assistente Social Andrea Antunes, técnicos com formação especializada neste âmbito.

As ações têm em linha de conta as Orientações Técnicas emanadas pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia de COVID-19, por forma a minimizar o risco de transmissão de SARS-CoV-2 e o impacto da doença, pelo que estão salvaguardadas normas de segurança e desinfeção.

Esta atividade resulta do reconhecimento da necessidade de intervenção em comportamentos aditivos e dependências junto da população em geral. O reinício desta modalidade de intervenção contribuirá para a redução das consequências negativas advindas de um elevado padrão de consumo de álcool e do uso de outras substâncias em determinado momento, com ganhos para a saúde geral dos indivíduos.

 

Para mais informações contactar a ETERRMD da DICAD da ARS Algarve: 282 002 254.

Voltar
RSE - Area Cidadão
mi, adipiscing commodo odio Donec ut libero Lorem