previous arrow
next arrow
Slider

Exercício de incêndio seguido de evacuação das instalações testou Medidas de Autoproteção do edifício da sede da ARS Algarve

A Administração Regional de Saúde de Algarve,  em conjunto com a Parque Escolar, E.P.E. e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve realizaram no dia 29 de julho de 2019 um exercício de combate a incêndio seguido da evacuação das instalações para teste das Medidas de Autoproteção para o edifício onde se localizam as suas sedes, na cidade de Faro.

No âmbito deste simulacro, o alarme foi dado cerca das 11:40 horas quando um foco de incêndio deflagrou numa sala de pausa. Após tentativa de debelar a ignição por parte da equipa de vigilantes este tornou-se incontrolável tendo o Delegado de Segurança dado ordem de evacuação das instalações.

Estes procedimentos foram desenvolvidos sempre em articulação entre as estruturas de segurança das 3 entidades, treinando-se igualmente as melhores formas de comunicação entre todos os intervenientes.

A evacuação decorreu de forma calma e ordeira, acompanhada de perto pelas Equipas de Evacuação tendo todos os funcionários se reunido no Ponto de Encontro e aguardado as indicações dos delegados de segurança.

Aproveitou-se a ocasião ainda para testar procedimentos de evacuação de pessoas com mobilidade reduzida.

O exercício teve a duração de aproximadamente 30 minutos sendo que a evacuação de todos os funcionários foi efetuada em cerca de 5 minutos.

Previamente a este exercício e de forma a sensibilizar os cerca de 150 funcionários que habitualmente se encontram presentes nas instalações foram ministradas diversas ações de sensibilização em segurança contra incêndios em edifícios.

O exercício contou ainda com a presença de elementos do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, cujos contributos contribuíram para enriquecer os conhecimentos e melhorar procedimentos.

No final os representantes dos bombeiros enalteceram a importância deste tipo de ações e exercícios que permitem afinar procedimentos e garantir a máxima segurança para os profissionais e utentes em caso de incêndio,  destacando ainda a participação responsável e ativa de todos os profissionais envolvidos no exercício e manifestaram a disponibilidade para continuarem a colaborar com as entidades neste tipo de iniciativas.

As Medidas de Autoproteção para o edifício sede da ARS Algarve foram aprovadas pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em maio de 2019.

Voltar
Area Cidadão