previous arrow
next arrow
Slider

INA dinamiza Oficina de Cocriação na ARS Algarve  – projeto-piloto “RIITA” – Respostas Integradas e Inovadoras para Travar Agressões

Ao longo do mês de setembro tem estado a decorrer uma Oficina de Cocriação na ARS Algarve dinamizada pelo Instituto Nacional da Administração (INA).

As oficinas da cocriação estão integradas no Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública, que constitui um conjunto de incentivos que visam prosseguir os objetivos de inovação na valorização dos recursos humanos, na melhoria do ambiente de trabalho e no desenvolvimento de modelos de gestão.

A oficina, dinamizada pelo INA, tem por objetivo desenvolver e implementar um projeto para a prevenção da violência sobre profissionais de saúde e realiza-se em 4 etapas:

1.ª Arranque | Configurar o desafio da inovação

2.ª Problema | Detalhar o desafio da inovação

3.ª Prototipagem | Criar formas inovadoras de resolver o problema

4.ª Experimentação | Criar o protótipo de uma ideia inovadora

Neste âmbito, foi constituído um grupo de trabalho com 11 participantes, profissionais da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (DICAD) e Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) da ARS Algarve, dos quais 2 são igualmente facilitadoras no projeto experimental de inovação.

O grupo de trabalho procurou construir soluções inovadoras que possam ser experimentadas através de projeto-piloto relacionado com a problemática da violência contra os profissionais da saúde, reconhecendo a importância deste fenómeno e dando resposta às orientações do Plano de Ação para Prevenção da Violência no Setor da Saúde-PAPVSS.

A violência contra os profissionais da saúde é um problema que afeta gravemente a saúde física e mental dos profissionais (direta e indiretamente envolvidos nos episódios de violência) acarretando consequências a nível individual, institucional e social.

Com este projeto experimental pretende-se melhorar os ambientes de trabalho e valorizar os profissionais da saúde da DICAD, de forma a assegurar ganhos e qualidade em saúde a profissionais e utentes.

No passado dia 24 de setembro decorreu a apresentação do projeto experimental de inovação desenvolvido durante a Oficina de Cocriação.

O projeto-piloto “RIITA” – Respostas Integradas e Inovadoras para Travar Agressões – tem por objetivo aumentar o bem-estar dos utentes e dos profissionais, reforçar a perceção de segurança por parte dos profissionais e prevenir e reduzir a ocorrência de situações de violência sobre profissionais de saúde.

Esta iniciativa contou com o apoio e participação da Coordenação Nacional e Coordenação Regional do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, bem como do Gabinete de Segurança para a Prevenção e Combate à Violência sobre os Profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde.

A sessão de apresentação contou com a presença dos elementos do INA e do/as profissionais que integram a equipa de projeto. Participaram ainda o Coordenador do Gabinete de Segurança na Saúde, Subintendente, Sérgio Barata, e o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado.

Mais informações: https://www.ina.pt/index.php/agenda/2536-oficina-de-cocriacao-ars-algarve

Voltar
RSE - Area Cidadão
leo venenatis, adipiscing Donec Sed vulputate, ultricies consectetur