previous arrow
next arrow
Slider

No dia 1 de dezembro celebram-se os 30 anos do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

A ARS Algarve, através do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA (CAD) do Departamento de Saúde Pública e Planeamento em Faro, alia-se às comemorações do 30º aniversário do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, em 2018 sob o tema «Viva a vida de forma positiva. Saiba se está infetado pelo VIH».

Destaca-se, desta forma, a importância da deteção precoce da infeção VIH/SIDA, como porta de entrada privilegiada para acesso ao tratamento, prevenção e outros cuidados.

O conhecimento do estado serológico permite à pessoa com infeção VIH iniciar o tratamento de imediato, condição essencial para uma vida mais prolongada e saudável e para baixar a carga viral prevenindo a transmissão da infeção. Facilita o acesso a informação e meios de prevenção/preservativos.

Por outro lado, permite às pessoas com um resultado negativo, reforçarem comportamentos protetores/preventivos para que não venham a correr o risco de se infetarem.

Eliminar o estigma e a discriminação associados a esta infeção, fatores que têm dificultado a procura pela deteção precoce e a integração social de pessoas infetadas, é essencial.

Em Portugal e no Algarve, o número de novos casos de infeção VIH está a diminuir, mas as taxas de infeção ainda são superiores à média dos países da União Europeia/Área Económica Europeia.

Na região, cerca de 20% dos casos de infeção, foram em 2017, diagnosticados na fase de SIDA, a fase tardia de evolução da infeção, o que reforça a importância de se realizar a deteção precoce.

A transmissão da infeção está atualmente associada a comportamentos sexuais de risco, fundamentalmente entre heterossexuais, mas verifica-se um aumento ente homens que têm sexo com homens (adultos jovens). A transmissão entre utilizadores de drogas injetáveis é residual.

Continuam a ser infetados predominantemente adultos jovens, mas o número de pessoas infetadas de 50 ou mais anos de idade tem aumentado.

Faça o teste rápido VIH

Na região, os serviços de saúde da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve tem procurado facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, oferecendo-se a possibilidade de realização de testes rápidos VIH em vários contextos, nomeadamente:

  • Em todos os Centros de Saúde/Unidades Funcionais de Saúde;
  • Nas Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento do DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências);
  • No Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH em Faro (onde a realização do teste é anónima e confidencial);
  • Na Comunidade, utilizando-se Unidades Móveis dos serviços de saúde e realizando-se intervenções em parceria com a Associação para o Planeamento da Família e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA.

Faça o teste rápido VIH, através de uma simples picada no dedo, de forma gratuita nestes locais.

Mais informação sobre o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA: Organização Mundial da Saúde

Voltar
Area Cidadão