previous arrow
next arrow
Slider

Observatório de Saúde da Região Transfronteiriça Algarve – Andaluzia realizou I Encontro Transfronteiriço sobre Obesidade Infantil

imagem

O Observatório de Saúde da Região Transfronteiriça Algarve – Andaluzia, constituído no dia 30 de Outubro de 2009, pelas delegações da Conselharia de Saúde da Junta Andaluzia/ Serviço Andaluz de Saúde e da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, realizou na segunda-feira, 15 de Novembro, o I Encontro Transfronteiriço sobre Obesidade Infantil. A reunião decorreu no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Laura Ayres e juntou profissionais das duas regiões de saúde ligados a esta temática.

trans_obesidade3.jpgModerada pelo Dr. Francisco Mendonça, Director do Departamento de Saúde Pública da ARS Algarve IP, a primeira mesa foi dedicada à apresentação do trabalho na área da «Intervenção face à Obesidade Infantil no Algarve», contando com a participação da Dra Teresa Sancho, Coordenadora do Programa de Combate à Obesidade Infantil no Algarve, do Professor Eduardo Fernandes, Coordenador do Projecto Escola Activa, da Dra Ana Candeias que falou sobre o Projecto Merendas do Recreio do concelho de Olhão – ACES Central, da Dra Laura Silvestre que abordou as Estratégias Locais de Saúde na Prevenção da Obesidade Infantil no concelho de Faro – ACES Central e do Dr. Carlos Afonso Pereira, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que apresentou o trabalho realizado pelo Gabinete de Prescrição de Exercício Físico no Centro de Saúde.

trans_obesidade2.jpgNo mesmo âmbito, decorreu uma segunda mesa sobre a «Intervenção face à Obesidade Infantil na Andaluzia», moderada pelo Dr. Manuel Rodríguez Rodríguez, Jefe del Servicio de Promoción de la Salud y Planes Integrales da Consejería de Salud, contando com os contributos do Dr. Jesús Muñoz, da Consejería de Salud da Junta de Andaluzia, que abordou os aspectos em destaque da Promoção da Actividade Física e da Alimentação Saudável, da Dra. Covadonga Monte, da Consejería de Salud, que falou sobre a Acção Local em Saúde na Prevenção da Obesidade infantil, do Dr. Arturo Azorit, da Consejería de Educación, que apresentou a Experiência Andaluza em Refeitórios Escolares, o Programa de Educação para a Saúde na Escola /PASE também foi abordado nesta mesa, terminando com a apresentação do Plano de Obesidade Infantil na Andaluzia pela Dra Begoña Gil da Consejería de Salud-Servicio Andaluz de Salud.

No final das apresentações das duas mesas seguiu-se um período de debate.

O Observatório de Saúde da Região Transfronteiriça Algarve – Andaluzia, estrutura independente constituída pelas duas regiões de saúde, encontra-se integrada no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP 2007-2013, UE – co-financiamento FEDER) e tem como principais objectivos analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.

As delegações foram chefiadas, respectivamente, pelo Dr. Manuel Rodríguez Rodríguez, Jefe del Servicio de Promoción de la Salud y Planes Integrales da Consejería de Salud e pelo Dr. Rui Lourenço, Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Algarve I P.

Consultar: Programa – Versão Portuguesaencontro_obesidade_novembro_2010.jpg

                   Programa – Versão Espanhola

imagem
Voltar
Area Cidadão