Slider

Plano de Verão 2017: ARS Algarve disponibiliza 32 Postos de Enfermagem de Praia e reforça o atendimento nos Centros de Saúde da Região

A Administração Regional de Saúde do Algarve, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, disponibiliza, a partir desta semana, 32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Os Postos de Saúde de Praia vão funcionar entre 3 de julho e 3 de setembro com o horário de atendimento entre as 10h e as 19h, sendo que 7 destes postos se manterão em funcionamento até 17 de setembro.

mapa_postos_praia_ars_algarve

São realizados uma média cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de Verão, nestes postos de praia, na sua grande maioria resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado.

Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Reforço de atendimento nos Centros de Saúde da Região

Além do período normal de funcionamento das respetivas unidades de saúde, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai proceder ao alargamento de horário de atendimento de enfermagem e reforço da consulta aberta, destinada a utentes (residentes e não residentes) com doença aguda, nos concelhos onde se regista habitualmente maior afluência de turistas, designadamente:

ACES Central

• Centro de Saúde de Albufeira: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda a sexta das 08h às 20h; ao sábado, domingo e feriados das 9h às 16h.
  • Centro de Saúde de Loulé: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h às 15h.
  • Centro de Saúde de Faro: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 18h – 20h; sábado, domingo e feriados das 9 -18h.
  • Centro de Saúde de Olhão: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 20h – 22h; ao sábado, domingo e feriados das 9h às 18h; atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h às 13h30m.
  • Centro de Saúde de São Brás de Alportel: atendimento médico e de enfermagem ao sábado, domingo e feriados das 9h às 15h.

ACES Barlavento

• Extensão de Saúde de Armação de Pera: atendimento médico e de enfermagem de segunda à sexta das 16h às 20h; ao sábado, domingo e feriados das 16h às 20h.
  • Centro de Saúde de Portimão: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda à sexta das 9h às 19h. (inicio a partir de 13 de julho)

ACES Sotavento

• Extensão de Saúde de Altura: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 16 às 20 horas.
  • Centro de Saúde de Tavira: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 15 às 20 horas; Aos sábados, domingos e feriados, das 9.00h às 18.00h.
  • Centro de Saúde de Vila Real de Santo António: atendimento de enfermagem de segunda a sexta das 15 às 20 horas.

De destacar que no âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de 4 Serviços de Urgência Básica (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, e um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

Area Cidadão