previous arrow
next arrow
Slider

Profissionais de saúde da ARS Algarve percorrem a região com Unidade Móvel para prevenir e rastrear infeção VIH/SIDA até final de agosto

No âmbito da Campanha de Verão «Prevenção e Rastreio da Infeção pelo VIH/sida», profissionais de saúde o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida (CAD) da ARS Algarve, em colaboração colegas da Equipa de Redução e Minimização de Danos de Portimão da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e do ACeS Barlavento, realizam testes rápidos de VIH/Sida e testes de alcoolémia durante os meses de julho e agosto junto de vários estabelecimentos turísticos em Portimão e Alvor.

Com o objetivo de reduzir os comportamentos sexuais desprotegidos e os riscos associados entre o consumo (não moderado) de álcool e a condução de veículos, os profissionais de saúde vão efetuar o rastreio da infeção VIH/SIDA, prestar aconselhamento e esclarecer dúvidas sobre os comportamentos de risco e a importância da prevenção, numa Unidade Móvel que estará em Portimão, nomeadamente na Praia da Rocha (junto à Discoteca Katedral e junto ao Empreendimento NoSoloÁgua Portimão) e no Alvor (na Lota Velha). O rastreio é gratuito, para a sua realização são utilizados testes rápidos e não é necessário estar em jejum.

Porque é importante realizar o teste VIH?

Um elevado número de pessoas desconhece que está infetada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).

O diagnóstico e tratamento precoces permitem uma esperança e qualidade de vida semelhante a uma pessoa não infetada e previnem a propagação da infeção.

São ainda disponibilizados de forma gratuita, material informativo e preventivo (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante).

Também é possível realizar testes rápidos VIH no CAD de Faro, em todos os Centros de Saúde e em Unidades Móveis que intervêm noutros concelhos da região.

Campanha de Verão 2019 Calendário das intervenções – Prevenção e rastreio da Infeção VIH/SIDA 

Voltar
RSE - Area Cidadão
odio risus. nunc libero. elit. diam tempus porta. libero Nullam