previous arrow
next arrow
Slider

Profissionais de Saúde do Algarve e Andaluzia partilharam experiências na área de Saúde Materna e Infantil no 1º Encontro Clínico transfronteiriço do Projeto Janela Aberta à Família

encontro_janela_aberta_2.jpgCerca de 70 profissionais de Saúde do Algarve e da Andaluzia participaram no dia 31 de março de 2012, no 1º Encontro Clínico Transfronteiriço do Projeto Janela Aberta à Família, no Hotel Real Marina em Olhão, onde partilharam experiências sobre o trabalho desenvolvido nas duas Regiões na área da Saúde Materna e Infantil, nomeadamente, no Projeto Janela Aberta à Família, promovido pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e recentemente alargado à Comunidade Autónoma da Andaluzia, através do financiamento pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No decorrer da sessão de abertura, que contou com a presença do Coordenador do Projeto da Janela Aberta à Família, Dr. António Pina, do vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Miguel Pina, da Subdirectora de Promoción de la Salud y Participación da Secretaría General de Salud Pública da Consejería de Salud da Junta de Andalucía, Dra. Cristina Torró, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, elogiando «a dedicação e o empenho» do Dr. António Pina e da equipa do Projeto Janela Aberta à Família, que com o seu trabalho têm vindo a «preencher lacunas» que ainda existem no âmbito do apoio à parentalidade e da «articulação entre os cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários nesta área», destacou a importância deste tipo de iniciativas com a participação conjunta de profissionais portugueses e espanhóis, defendendo que «este intercâmbio entre as duas regiões é muito importante» e «sempre enriquecedor e que deve ser estimulado, porque nos permite partilhar experiências e enriquecer os nossos conhecimentos, dando a conhecer aquilo que se faz na Região do Algarve e aprender com aquilo que se faz em Andaluzia».

encontro_janela_aberta_4.jpgNo mesmo âmbito, Dra. Cristina Torró, Subdirectora de Promoción de la Salud y Participación da Secretaría General de Salud Pública da Consejería de Salud da Junta de Andalucía, sublinhou a importância desta partilha de ideias, realçando que a Região de Andaluzia e os seus profissionais poderão «vir a aprender muito com as experiências dos seus colegas do Algarve», que permitam que os pais possam ter uma melhor orientação e apoio na educação dos seus filhos.

Moderado pela Dra. Olga Viseu, Diretora do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Faro, EPE, o primeiro painel foi dedicado à apresentação dos programas de Saúde Materna e Infantil desenvolvidos no Algarve e em Andaluzia, contando com a participação da Dra. Natália Correia, Presidente do Conselho Clínico do ACES Central, da Dra. Maria José Castro, Pediatra e Responsável do Serviço de Neonatologia do Hospital de Faro, EPE, do Dr. Fernando Guerreiro Diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, da Dra. Elisa Rebollo e do Dr. António Garrido Porras da Consejaría de Salud da Junta de Andalucia ,que após apresentarem dados relativos à natalidade/mortalidade infantil, destacaram algumas das estratégias e fases no apoio durante a gravidez e na preparação para a maternidade e parentalidade nas duas regiões. No final destas apresentações seguiu-se um breve período de debate.

encontro_janela_aberta_5.jpgO segundo painel, moderado pela Dra. Maria José Castro, Responsável do Serviço de Neonatologia do Hospital de Faro, EPE, foi dedicado à apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Janela Aberta à Família, contando com a participação do Coordenador da equipa do Algarve, Dr. António Pina, e do Coordenador da equipa na Andaluzia, Dr. José Manuel Espinosa Almendro.

Durante a tarde, no painel moderado pela Dra. Maria José Fernandes, Responsável da Psicologia do Hospital de Faro, EPE estiveram em destaque alguns dos projetos inovadores na área da saúde infantil promovidos pelas duas Regiões, entre eles, A Semana do Bébé de Olhão, O Centro de Saúde das Brincadeiras- uma estratégia para uma cidadania saudável e ativa do ACES Central, o projeto para a Promoção da Parentalidade Positiva, o projeto de participação infantil nas politicas de saúde ou a Estratégia para a humanização do parto na Andaluzia, onde os seus responsáveis, a Dra. Sónia Coelho, Psicóloga do ACES Central, a Dra. Sandra Vaz, do Gabinete do Cidadão do ACES Central, a Dra. Begona Barcelina, Pediatra, a Dra. Victoria Hidalgo, Psicóloga da Universidade de Sevilha, o Enf. Francisco Perez Ramos e a Dra. Ana Martinez Rubio, que após uma breve caracterização de cada um dos projetos, explicaram de que forma têm sido implementados, destacando o trabalho de todos profissionais envolvidos nestas áreas e a importância destes projetos para fomentar a aquisição de competências parentais e melhorar a prestação de cuidados de saúde materno-infantil, permitindo desta forma, aprofundar a troca de experiências e, simultaneamente, delinear algumas novas possibilidades de trabalho conjunto entre os profissionais de saúde do Algarve e de Andaluzia.

encontro_janela_aberta_1.jpgIniciado em Setembro de 2007, o projeto «Uma Janela Aberta à Família» é implementado pela Administração Regional do Algarve IP, em parceria com a Delegação Regional do Algarve do Instituto da Droga e Toxicodependência, recentemente distinguido com 2º lugar na categoria «Educação» dos Prémios Hospital do Futuro 2011, visa o apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança.

Nos hospitais do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE e no Hospital de Faro, EPE desde o arranque do projeto que são distribuídas a todas as parturientes da região uma brochura com a apresentação do projeto, podendo as mães inscrever-se para receber informação periódica, adequada ao estadio de desenvolvimento da criança, através do envio de uma newsletter periódica, sendo ainda dada a possibilidade de, por e-mail ou através do Fórum e Video Chat, colocarem as questões que entenderem acerca da educação dos seus filhos.

encontro_janela_aberta_3.jpgDe referir que, além deste projeto, a ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram diversas outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) com o objetivo da criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objetivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.

Consultar apresentações:

pdf_64x64.pngProjeto Janela Aberta à Família – Dr. António Pina (pais@arsalgarve.min-saude.pt)

pdf_64x64.pngA Semana do Bébé de Olhão – Dra. Sónia Coelho (gasmi-olh@acescentral.min-saude.pt)

pdf_64x64.pngO Centro de Saúde das Brincadeiras- uma estratégia para uma cidadania saudável e ativa do ACES Central – Dra. Sandra Vaz (svaz@acescentral.min-saude.pt)

Mais fotografias do 1º Encontro Clínico Algarve – Andaluzia do Projeto Janela Aberta à Família: Flickr ARS Algarve IP

Mais informações sobre Projeto Janela Aberta à Família

Junta de Andalucia – Consejaria de Salud: Profesionales del Algarve y Andalucía debaten las iniciativas en salud materna e infantil de ambas regiones

encontro_janela_aberta_2.jpg
Voltar
Area Cidadão
id amet, dolor. venenatis, ut ut dolor accumsan