previous arrow
next arrow
Slider

Projeto «Diabetes na Serra» da UCC Rio Arade recebeu diploma da Missão Sorriso

A entrega do diploma à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Rio Arade em Silves, um dos vencedores da Missão Sorriso 2016, realizou-se, no dia 7 de junho, nas instalações da UCC Rio Arade no Centro de Saúde de Silves, contando com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, da vereadora da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto, e de um representante da Missão Continente.

A equipa, constituída por uma médica da Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) de Silves e um enfermeiro da UCC Rio Arade, percorre a Serra de Silves desde o dia 4 de junho na nova viatura todo-o-terreno que lhes foi atribuída neste âmbito, com o objetivo de realizar consultas domiciliárias a utentes com mais de 65 anos com diabetes mellitus, sobretudo na freguesia de São Marcos da Serra.

De 15 em 15 dias, vão ao encontro dos utentes com o objetivo de melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde, promover a vigilância, detetar precocemente complicações e comorbilidades associadas derivadas da diabetes e desenvolver atividades de educação para a saúde nesta população.

Na sua intervenção, Paulo Morgado, agradecendo aos profissionais de saúde envolvidos e a «responsabilidade social» da Missão Continente, sublinhou a importância do projeto ao «levar o SNS mais próximo às pessoas». «Isto é ser comunidade, trabalharmos todos para o mesmo fim», realçou. «Quer a Administração central, quer a Administração local, quer as empresas privadas e os nossos profissionais, estamos envolvidos numa tarefa que é de todos – dar mais qualidade de vida aos Portugueses – pensando em primeiro lugar na população mais frágil, mais isolada, mais idosa e que merece e tem todo o direito a ter uma saúde de qualidade.»

Esta cerimónia de entrega do diploma foi um ato simbólico para comprovar mais uma vez o apoio dado ao trabalho desenvolvido pela equipa e contou com a presença da Direção Executiva e do Conselho Clínico e da Saúde do ACeS Barlavento, da coordenadora da UCC Rio Arade, além dos colaboradores daquela unidade funcional de saúde.

O projeto «Diabetes na Serra», dinamizado pela UCC Rio Arade, é desenvolvido em parceria com a UCSP de Silves, a Unidade Coordenadora Funcional de Diabetes (UCFD) do ACES Barlavento, a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de São Marcos da Serra.

Voltar
Area Cidadão