previous arrow
next arrow
Slider

Projeto «Janela Aberta à Família» reforça colaboração com Andaluzia

imagem

Reuniram, no dia 26 de outubro de 2011, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres em Faro, equipas de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, no âmbito da Cooperação Transfronteiriça Algarve-Andaluzia (2007 – 2013), para abordar o trabalho desenvolvido nas duas regiões na área do projeto «Janela Aberta à Família», liderado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e alargado à Comunidade Autónoma da Andaluzia em maio do corrente ano.

 A reunião contou com a presença do Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Martins dos Santos, e a vogal, Dra. Ana Costa, que dirigiram palavras de boas vindas aos colegas andaluzes e salientaram o interesse desta colaboração entre as regiões no âmbito do POCTEP com votos de que esta «janela continue aberta» em termos de troca de experiências na área da saúde.

imagem

De seguida a Diretora Médica no Hospital de Riotinto e responsável pelo projeto a ser desenvolvido na Andaluzia, Dra. Valle Coronado Vázquez, e a Psicóloga, Dra. Maite Gorro Txategi, fizeram um ponto da situação do programa em termos de saúde materno infantil, tendo sido também abordados aspetos de ordem informático e financeiro por parte dos técnicos espanhóis.

Foi ainda feito um ponto de situação da área da saúde materna algarvia, numa apresentação da Dra. Ivone Lobo do Hospital de Faro.

No final da reunião, o responsável pelo projeto no Algarve, Dr. António Pina, apresentou o desenvolvimento regional deste projeto, iniciado numa parceria entre a ARS Algarve IP e o IDT IP em 2007 no Algarve, e que atualmente conta ainda com a parceria tecnológica da empresa Globalgarve, para além da Junta de Andalucía em Espanha.imagem

O objectivo é oferecer um apoio continuado aos Pais, assente no pressuposto de que eles são o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança (ver mais em www.janela-aberta-familia.org).

Além deste projeto, a ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram diversas outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007-2013) com o objectivo da criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objectivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.

imagem
Voltar
Area Cidadão
elit. amet, eget venenatis pulvinar Aenean adipiscing