previous arrow
next arrow
Slider

Semana Europeia da Vacinação 2018  

De 23 a 29 de abril de 2018, a Direção-Geral da Saúde associa-se à OMS para celebrar a Semana Europeia da Vacinação, este ano sob o tema “A vacinação é um direito individual e uma responsabilidade partilhada”. No âmbito destas comemorações e por  iniciativa da Direção-Geral da Saúde e da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, será realizada uma Ação sobre “Imunidade de grupo: Combater o sarampo é uma responsabilidade de todos”,  dia 24 de abril às 11h, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro. A Ação é aberta a profissionais de saúde, profissionais da educação, pais e encarregados de educação e a todas as pessoas da comunidade que tenham interesse em participar.

Graças às vacinas, a maioria das crianças e adultos na Região Europeia está imune ao sarampo, rubéola, parotidite epidémica, difteria, tosse convulsa, tétano e poliomielite. Há também um número crescente de crianças e adultos vacinados contra a bactéria pneumocócica, o vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da hepatite B, como forma de prevenção contra doenças graves e cancros que podem ser causados por estes microrganismos.

Infelizmente, em alguns dos países europeus as coberturas vacinais estão a diminuir, o que se está a refletir de forma negativa na saúde e bem-estar da população, em particular das crianças.

Em 2016, 1 em cada 15 bebés da região europeia não foi vacinado com a 1ª dose da vacina contra o sarampo e 1 em cada 21 não recebeu todas as doses recomendadas de vacina contra a difteria, o tétano e a tosse convulsa. A taxa de administração da vacina contra o HPV ainda está abaixo dos 50% em alguns países.

As baixas coberturas vacinais têm originado surtos evitáveis de doenças na região europeia. Todos os anos surgem milhares de casos de sarampo nesta Região e muitas pessoas ainda sofrem desnecessariamente de parotidite epidémica e tosse convulsa. Em 2017, a Comissão Regional de Certificação da Erradicação da Poliomielite concluiu que 3 países na Europa encontram-se em risco de surto de poliomielite. A infeção por HPV pode causar verrugas genitais e ou levar a várias formas de cancro em indivíduos a quem não foi administrada a vacina.

O objetivo da Semana Europeia da Vacinação (SEV) 2018 é manter uma dinâmica que permita uma Região Europeia livre de doenças evitáveis pela vacinação, sensibilizando para a importância da vacinação como um direito individual e uma responsabilidade partilhada entre todos.

Texto baseado em documentos da OMS, divulgados no âmbito da Semana Europeia da Vacinação 2018

Ação sobre “Imunidade de grupo: Combater o sarampo é uma responsabilidade de todos”

 

 

Cartazes:

As vacinas funcionam

Imunidade de grupo

Como funcionam as vacinas

Sarampo

Rubéola

Para ajudar a proteger a saúde e bem-estar de todos

Faça a sua parte proteger-se a si e aos outros

Todas as pessoas merecem ser protegidas pela vacinação

Vacinas não administradas são oportunidades perdidas para evitar doenças

Voltar
Area Cidadão