previous arrow
next arrow
Slider

Semana Europeia do Teste VIH-hepatites 2019

Unidades Funcionais de Saúde reforçam realização de testes rápidos VIH

«Testar, Tratar, Prevenir», é o lema da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, que decorre de 22 a 29 de novembro, com o objetivo de alertar para os benefícios do diagnóstico precoce da infeção VIH e hepatites virais. As unidades de Saúde da região do Algarve associam-se à iniciativa e reforçam realização de testes rápidos VIH em novembro e dezembro.

Estas infeções mantêm-se como um grave problema de saúde pública, pois são doenças contagiosas que continuam a afetar um elevado número de pessoas.

Ainda são diagnosticadas de forma tardia, e importa alterar esta situação, pois:

  • O seu diagnóstico precoce permite melhorar a resposta à terapêutica e prolongar a vida dos doentes de forma mais saudável;
  • O diagnóstico precoce e tratamento subsequente reduzem a sua transmissão/propagação;
  • O diagnóstico tardio representa uma sobrecarga financeira para os serviços de saúde;
  • Para a hepatite C, já existe um tratamento curativo.

Atualmente, na região, a infeção por VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) transmite-se fundamentalmente por via sexual (heterossexual e homo/bissexual), ocorrendo um número reduzido de casos por transmissão entre utilizadores de drogas injetáveis.

Entre as medidas de prevenção destacam-se: o uso consistente do preservativo em todas as práticas sexuais e a utilização de material esterilizado e de uso individual para preparação e consumo de drogas injetáveis; a deteção precoce da infeção com referenciação para as consultas hospitalares específicas; o cumprimento da terapêutica que permite reduzir a carga viral e subsequente transmissão da infeção; a profilaxia pré e pós-exposição sempre que indicado.

Durante as próximas semanas será reforçada a realização de testes rápidos VIH nas Unidades Funcionais de Saúde dos ACES, assim como a distribuição de preservativos e a divulgação de material informativo.

A ARS Algarve, a Associação para o Planeamento da Família (APF) e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA (MAPS), também intensificam as intervenções em prevenção e deteção precoce (realização de testes rápidos VIH e hepatites) na comunidade, com recurso à utilização de Unidades Móveis destas Organizações.

Intervenção no Centro Comercial Continente de Portimão/Unidade Móvel

No dia 30 de novembro, uma Unidade Móvel da ARS Algarve, IP, estará no Centro Comercial Continente de Portimão, das 10h às 22h, com uma equipa de profissionais disponível para realizar de forma gratuita os testes rápidos VIH, e oferecer material informativo e preservativos.

Intervenção da APF/Unidade Móvel

(realização de testes rápidos VIH e hepatites)

  • Dia 25 de novembro das 9,30h às 12,30h e das 14,20h às 16,30h – Albufeira, na Escola Secundária Alpoente.
  • Dia 26 de novembro das 9,30h às 12,30h e das 14,00h às 16,00h – Faro/Areal Gordo, no Centro de Formação Profissional.
  • Dia 27 de novembro das 10,00h às 11,30h – Faro, na UALG/Campus das Gambelas (Universidade do Algarve).
  • Dia 27 de novembro das 13,00h às 16,00h – Faro, na UALG/Campus da Penha.
  • Dia 28 de novembro das 9,30h às 12,00h e das 13,00h às 15,00h – Portimão, na Escola Dual.

Intervenção do MAPS/Unidade Móvel

(realização de testes rápidos VIH e hepatites)

A Unidade Móvel percorrerá vários locais, nomeadamente Faro, Olhão, Vila Real de Stº António, Loulé/Quarteira, Tavira, Lagoa, Portimão e Lagos.

Voltar
Area Cidadão
diam massa dolor. accumsan venenatis nec suscipit fringilla ante.