Arrow
Arrow
Slider

Semana Mundial e Dia Europeu dos Antibióticos 2017

O Dia Europeu dos Antibióticos é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC), a agência da União Europeia para a área da Saúde.

O Dia Europeu dos Antibióticos celebra-se no dia 18 de novembro de cada ano. Este ano, será antecipada para o dia 15 de novembro, para comemorar o 10º aniversário através de um evento especial na Comunidade Europeia, em Bruxelas, ao qual poderão assistir através da visualização do video aqui disponível.

O evento terá  inicio pelas 8 horas (hora portuguesa). Programa

A Semana Mundial dos Antibióticos (13 a 19 de novembro) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), englobando o Dia Europeu dos Antibióticos.

O Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos têm por objetivo sensibilizar para a utilização correta dos antibióticos, o que é uma responsabilidade de todos, cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

A resistência aos antimicrobianos constitui um assunto central da agenda política dos principais países e da própria OMS, como recentemente demonstrado na última Assembleia Geral das Nações Unidas.

Se nada for feito, estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o Mundo com infeções causadas por bactérias resistentes.

Tal como em 2016, a Direção Nacional do PPCIRA coordena a nível nacional os eventos comemorativos do Dia Europeu e da Semana Mundial dos Antibióticos e apoia a realização de campanhas locais, disponibilizando os seguintes conteúdos que podem ser adotados e personalizados localmente:

Formação / Divulgação: Apresentação-base em power point (Esta apresentação em power point, embora adaptável localmente, não dever ser alterada nos conteúdos que envolvam referência a dados):

Mensagens para os profissionais de saúde e para os cidadãos

Checklist de prescrição:  

Inquéritos para Hospitais e CSP – Inquéritos sobre antibioterapia para os médicos:

Ao disponibilizar estes materiais, a Direção Nacional do PPCIRA pretende facilitar o desenvolvimento de atividades locais que permitam uma melhor sensibilização para a problemática da antibioterapia, assim como um conhecimento da realidade local e comparação futura.

O Grupo Coordenador Regional do PPCIRA Algarve (GCR/PPCIRA) em articulação com a DGSG recomenda que esta semana seja celebrada em cada instituição de saúde com o intuito de chamar atenção para esta problemática não esquecendo porém, que estas atitudes deverão ser permanentes no nosso dia a dia.

No âmbito das atividades  previstas na região para 2017, o GCL PPCIRA do ACES Central vai desenvolver no Dia Europeu e Semana Mundial dos Antibióticos 2017, as seguintes atividades onde estão envolvidos profissionais e/ou utentes com vista à melhoria da qualidade dos serviços a prestar à população:

  • Foi elaborado um panfleto ” Antibióticos:  o futuro é agora! “, para ser distribuído pelos profissionais aos utentes nas várias Unidades que compõem o ACES.
  • Também foi elaborado um poster “Antibióticos: use-os com cuidado! “, alusivo ao lema da DGS de 2017. Neste poster são apresentados os resultados de um estudo realizado através da aplicação de um questionário anónimo aos  utentes do ACES,  com o intuito de analisar o conhecimento destes relativo à temática dos antibióticos. Este poster vai ser afixado em todas as unidades do ACES.
  • Serão ainda dinamizadas atividades nas Unidades Funcionais através dos elos do GCL PPCIRA envolvendo todos os profissionais no conhecimento do trabalho desenvolvido nesta área pela Direção Nacional do PPCIRA.
  • E, por último, divulgação do vídeo informativo da DGS nas Unidades Funcionais do ACES, servindo como mais um instrumento esclarecedor para os  utentes.

Fonte e mais informações consultar site da DGS: Programa de prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos

Semana Mundial e Dia Europeu dos Antibióticos 2017
Voltar
Area Cidadão