Arrow
Arrow
Slider

Dia Mundial da Diabetes assinalado no Algarve

Unidades de cuidados de saúde primários do Algarve promovem  ações de sensibilização para assinalar o Dia Mundial da Diabetes

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, as diversas unidades de cuidados de saúde primários dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da Região do Algarve promovem um conjunto de ações de sensibilização sobre a diabetes destinadas à população em geral.

Consulte aqui as várias atividades:


ACES Sotavento:


UCC Talabriga promove Semana da Diabetes em Tavira 

A Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga (UCC Talabriga), integrada no ACES Algarve III Sotavento da ARS Algarve IP, promove no dia 14 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Tavira, o início da «Semana da Diabetes em Tavira» que vai decorrer entre 13 a 19 de novembro.

A Semana da Diabetes em Tavira, inserida na promoção da saúde,  tem vindo a ser realizada desde 2011 através de inúmeras iniciativas comunitárias de sensibilização e consciencialização da população em geral para a prevenção e controlo da diabetes e promoção da cidadania saudável.

O aumento acentuado da prevalência desta doença é preocupante em Portugal e no mundo, pelo que é necessário unir esforços na luta contra a expansão da diabetes e suas complicações bem como reduzir os danos morais, físicos e económicos, associados a esta patologia.

A UCC Talabriga desenvolve diversos projetos comunitários como a “Literacia em Saúde” e o “Viver bem com a Diabetes” que engloba a “Semana da Diabetes em Tavira 2017”, promove a realização de várias iniciativas comunitárias de prevenção e controle de Diabetes, das quais se destacam:

Iluminação com luz azul, do monumento – Paços do Concelho de Tavira – Edifício da Câmara Municipal de Tavira (CMT) durante toda a semana da diabetes – 13 a 19 de novembro de 2017.

Dia 14 – Dia mundial da diabetes

9h-Sessão de abertura solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com presença dos convidados de honra, padrinho do evento, organizadores e preletores do evento.

10h – Inauguração da semana da diabetes no mercado da ribeira em Tavira com corte de fita azul, pelos convidados de honra e padrinho do evento.

Dinamização de atividades com os alunos das escolas de Tavira como Hip-hop Kids pela professora Joana Baltazar, largada de balões azuis, círculo humano unidos pela diabetes e Criação de mural da Saúde com as crianças.

14h – DINAMIZAÇÃO ATIVIDADES COM POPULAÇÃO ADULTA E SENIOR – Prevenir … é o melhor remédio para a diabetes!
Local: Mercado da Ribeira
Dinamização de atividades com a população
·         Vigilância de saúde à população (Avaliação de TA, Glicemia, Peso, IMC. Perímetro abdominal ) por profissionais de saúde certificados.
·         Rastreios Avaliação do risco de diabetes a 10 anos
·         Participação da “Academia Sénior” , no Rastreio
·         Círculo humano unidos pela diabetes

15h – Actuação do Grupo de cantares “Lado a Lado ”

15 de Novembro

14.00 – LADO A LADO COM A DIABETES

Parceria União das Juntas de Freguesia de Tavira

Auditório Clube de Tavira

  • Sensibilização sobre prevenção e controlo da diabetes de acordo com campanha da Federação internacional da diabetes – WDD 2017

15.00 – ATUAÇÃO “AVÓS EM MOVIMENTO”

16.00 – LANCHE SAUDÁVEL COM OS PARTICIPANTES

 Para consultar programa completo da Semana da Diabetes clique aqui.

 
UCC Santo António de Arenilha promove rastreios no Dia Mundial da Diabetes 

No dia 14 de novembro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António de Arenilha, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento da ARS Algarve, em parceria com a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, dinamiza um rastreio de Diabetes com o objetivo de sensibilizar para a prevenção e o controlo da Diabetes e das suas complicações crónicas.

Com o auxílio de uma enfermeira e uma nutricionista, os utentes e cuidadores daquela unidade funcional de saúde vão ter a possibilidade de avaliar os seguintes parâmetros: peso, Índice de Massa Corporal (IMC), perímetro abdominal, glicemia capilar e tensão arterial. Posteriormente será calculado o risco de Diabetes a 10 anos e feito o aconselhamento alimentar e ensino de leitura de rótulos alimentares.

Este rastreio decorrerá no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António das 10:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.


 ACES Central:


UCSP de São Brás de Alportel sensibiliza para a problemática da Diabetes

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de S. Brás de Alportel, em colaboração com a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes com um conjunto de iniciativas a realizar nos dias 13 e 14 de novembro.

Esta celebração tem como principal objetivo alertar não só os profissionais de saúde, mas também a população em geral, para a problemática da Diabetes assim como para a necessidade de adotar comportamentos saudáveis como forma de prevenção da doença.

No dia 13 de novembro será realizada uma sessão de esclarecimento onde serão abordados aspetos relacionados com a Nutrição e a Diabetes. Este encontro, que se realiza no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, contará com a presença da Dra. Teresa Sancho, Coordenadora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve), entre outros profissionais e o mesmo será dirigido essencialmente à população.

No dia 14 de novembro, será realizada uma marcha simbólica com o intuito de promover estilos de vida saudáveis assim como bons hábitos de saúde, sendo o Centro de Saúde de S. Brás de Alportel o local de concentração.


ACES Barlavento:


Equipa de Saúde Escolar do ACES Barlavento sensibiliza alunos para uma Alimentação Saudável

Este ano letivo, a intervenção programada no âmbito da Saúde Escolar e, em simultâneo da sinalização/comemoração do Dia Mundial da Diabetes, decorrerá no Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, onde serão realizadas sessões sobre sensibilização para escolhas alimentares mais positivas aos lanches (manhã, tarde e ceia) dos alunos dos 6º anos. As sessões estão programadas para os dias 10, 14, 27, 29 e 30 de novembro.

UCC Vicentina promove sessão de educação para a Saúde

A   Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina vai promover,  no âmbito das comemorações do dia Mundial de diabetes,  uma Sessão de Educação para a Saúde na Escola EB2,3 São Vicente, em Vila do Bispo, no dia 22 de novembro sobre o tema «Hipoglicemia na Escola» para Docentes, não docentes e Encarregados de educação.

UCC Dunas promoveu sessão de sensibilização sobre diabetes

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Dunas, no âmbito das comemorações do dia mundial da diabetes, realizou no dia 25 de outubro na Escola Poeta António Aleixo uma sessão de sensibilização sobre diabetes dirigida a docentes e não docentes.

Dia Mundial da Diabetes assinalado no Algarve
Voltar
Area Cidadão