previous arrow
next arrow
Slider

«Uma Janela Aberta à Família» ultrapassa fronteiras: Projeto algarvio implementado na Região Autónoma de Andaluzia

A nova plataforma online do projeto «Uma Janela Aberta à Família», em versão castelhana, já se encontra disponível na Região Autónoma de Andaluzia. A apresentação oficial decorreu no passado dia 19 de julho, em Sevilha, na presença da Conselheira da Consejería de Salud y Bienestar Social da Junta Autónoma da Andaluzia, María Jesús Montero, e em representação da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, do coordenador do Projeto, Dr. António Pina.
Iniciado em 2007, o projeto de apoio à parentalidade «Uma Janela Aberta à Família» implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em parceria com os hospitais de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, é único no contexto nacional e internacional, tendo sido distinguido com 2º lugar na categoria «Educação» dos Prémios Hospital do Futuro 2011.

Em 2011 o projeto passou a ser co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o que permitiu a sua internacionalização com o alargamento à Comunidade Autónoma da Andaluzia, culminando agora com o lançamento, à semelhança do que já acontece com o projeto na Região do Algarve, de uma plataforma online onde os pais poderão pedir esclarecimentos e/ou apoio de profissionais de saúde relativamente à educação dos seus filhos e noutras questões relacionadas com a parentalidade, a saúde materno infantil e a promoção de hábitos de vida saudável.

Atualmente participam no projeto a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP como principal responsável, a Consejería de Salud y Bienestar Social da Junta Autónoma da Andaluzia e a Globalgarve.

As plataformas online estão acessíveis através dos seguintes endereços:

Em castelhano: http://www.janela-aberta-familia.org/es/

Em Português: http://www.janela-aberta-familia.org/

 

Projeto «Uma Janela Aberta à Família»

O projeto «Uma Janela Aberta à Família» é um programa de apoio à parentalidade, executado em parceira entre as várias estruturas públicas da saúde no Algarve (ARS, Hospitais).

Os Serviços de Obstetrícia dos dois Hospitais públicos do Algarve (recentemente integrados no Centro Hospitalar do Algarve, EPE) colaboram oferecendo a todos os pais, durante o internamento para o parto, um «Guia para Pais» com conselhos de saúde adequados ao momento e com a possibilidade de inscrição no programa.

O programa oferece respostas personalizadas, por correio eletrónico, às dúvidas que os pais colocam aos técnicos de saúde que colaboram no programa, simultaneamente, disponibiliza boletins periódicos adequados à idade da criança, promove sessões de videochats na internet onde são abordados diversos temas de saúde com profissionais convidados para o efeito, e ainda um website (www.janela-aberta-familia.org) com muitos conteúdos e onde também é possível fazer-se a inscrição.

Voltar
Area Cidadão