Observatório Regional de Saúde

A caracterização e monitorização do estado de saúde da população e identificação das suas necessidades de saúde é uma das competências dos Departamentos de Saúde Pública das ARS no âmbito da sua função de Observatório de Regional de Saúde (ORS). Um maior conhecimento da situação de saúde da população conduzirá a melhor capacidade de decisão e de intervenção nos factores de risco para a população e a ganhos em saúde.

O reforço da função de observação de saúde da população, quer ao nível regional, quer ao nível local, é essencial à obtenção de ganhos de eficiência e de efetividade por parte dos sistemas de saúde.

No atual contexto de crise económica e consequente competição por escassos recursos, no ano de 2012, surgiu a necessidade de gerar um novo modelo de ORS, assente numa metodologia simultaneamente histórica e inovadora, de alinhamento entre as cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) na consecução de objetivos comuns, os Diretores dos Departamentos de Saúde Pública, com o apoio dos Conselhos Diretivos das respetivas ARS, consensualizaram a criação de documentos e ferramentas de apoio à decisão em saúde totalmente harmonizados, numa ótica de partilha, criação de sinergias, rentabilização dos recursos e da massa crítica existentes.

As ferramentas harmonizadas de apoio à decisão inauguram assim uma geração de instrumentos de observação e comunicação em saúde da população, mais dinâmicos e amigáveis, permitindo uma consulta mais dirigida e interativa da informação disponibilizada.

Pretende-se que este seja um processo interativo, e que funcione como um espaço de partilha e divulgação de informação, a todos os utilizadores que recolhem e/ou produzem informação relevante acerca da situação de saúde da população da região do Algarve.

O Grupo Estratégico

Ana Cristina Guerreiro

Joaquim Bodião

O Grupo Operativo

Alexandra Monteiro

Emília Castilho

Nélia Guerreiro

Contacto:

ORS – Departamento Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, I.P.

Telefone: 289 88 99 00/289 88 95 16

Endereço eletrónico: dsp@arsalgarve.min-saude.pt

Area Cidadão