Conferência sobre o reforço do papel da UE no contexto da saúde global
A diplomacia global da saúde, a liderança no plano de cobertura universal de saúde e o impacto das mudanças climáticas na saúde são algumas das questões que vão estar em debate no dia 25 de março, a partir das 08:30, no Centro Cultural de Belém, na conferência online sobre Saúde Global, coorganizada pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, no âmbito da Presidência Portuguesa União Europeia (PPUE).
A conferência (Global Health Conference: Strengthening the role of EU on Global Health) é subordinada ao Reforço do papel da União Europeia na Saúde Global, nas dimensões da Diplomacia de Saúde Global, com especial articulação com a Agenda UE-África, da Liderança no desígnio da Cobertura Universal de Saúde e do impacto das alterações climáticas na saúde, com especial destaque para a questão das doenças transmitidas por vetores e os desafios da resistência antimicrobiana.
Os desafios da saúde global transcendem não só as fronteiras, mas também as divisões Norte-Sul, Este-Oeste e público-privado, expondo as limitações das abordagens segmentadas. São necessárias estratégias mais holísticas, inclusivas, abrangentes e coordenadas para enfrentar estes desafios verdadeiramente globais.
A diplomacia de saúde global assume importância crescente num sistema multilateral que procura contribuir para um bom funcionamento da ordem global. Exige o reconhecimento de que tanto a ciência como a política são essenciais para informar as negociações.
A pandemia da COVID-19 demonstrou a importância vital da solidariedade global para enfrentar ameaças de saúde pública partilhadas. Consciente de que nenhum país está seguro, até que todos estejam seguros, a União Europeia tem-se mostrado empenhada na promoção prossecução deste desígnio.
A Conferência é online e as inscrições são gratuitas.
Consultar: Programa
Mais informações: https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/ppue-2021/eventos.aspx
Fonte: DGS
