Dia Europeu do Antibiótico 2022
No dia 18 de novembro celebra-se o Dia Europeu do Antibiótico, uma iniciativa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), com o objetivo de promover o uso correto dos antibióticos e reduzir a taxa de microrganismos resistentes a estes fármacos, garantindo-se desta forma a manutenção da sua eficácia.
Os antibióticos são uma das descobertas terapêuticas mais importantes da História da medicina. Revolucionaram o tratamento de doentes com infeções bacterianas e contribuíram para reduzir a mortalidade e a morbilidade por estas doenças. Infelizmente o seu uso indevido tem levado ao aparecimento de bactérias cada vez mais resistentes, originando infeções de difícil tratamento, pois as bactérias tornaram-se resistentes aos antibióticos disponíveis.
A Organização Mundial de Saúde alerta para a ameaça crescente da mortalidade atribuível a infeções associadas a cuidados de saúde e à resistência aos antimicrobianos, se não forem tomadas medidas para contornar a situação. Por outro lado, o impacto económico relacionado com o aumento de demora média nas unidades de saúde e com o consumo global de recursos, assim como a redução de dias com qualidade de vida dos doentes afetados, reforçam a dimensão deste problema não só na saúde humana, como na saúde animal e no ambiente. Por este motivo a mobilização dos profissionais de saúde, veterinários, agricultores, decisores políticos e comunidade em geral, é fundamental.
Este ano a Direção-Geral da Saúde organiza uma conferência alusiva ao tema e à data comemorativa, que terá lugar no auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 18 de novembro, pelas 10h00, e as inscrições são gratuitas.
Para consulta:
1) Informações, inscrições e o programa da conferência no site da DGS.
2) Vídeo da Campanha do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças
