rastreio retinopatia diabética
frio_2024
banners_site_saudepalavras_2
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

Dia Europeu do Antibiótico 2023

No dia 18 de novembro celebra-se o Dia Europeu do Antibiótico, uma iniciativa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Neste dia, e ao longo da Semana Mundial para a Sensibilização sobre os Antibióticos, pretende-se alertar para os riscos do uso inadequado dos antibióticos, promover o seu uso correto e reduzir a taxa de microrganismos resistentes a estes fármacos, garantindo-se desta forma a manutenção da sua eficácia.

Os antibióticos são uma das descobertas terapêuticas mais importantes da História da medicina. Revolucionaram o tratamento de doentes com infeções bacterianas e contribuíram para reduzir a mortalidade e a morbilidade por estas doenças. Infelizmente o seu uso indevido tem levado ao aparecimento de bactérias cada vez mais resistentes, originando infeções de difícil tratamento, pois as bactérias tornaram-se resistentes aos antibióticos disponíveis.

A Organização Mundial de Saúde alerta para a ameaça crescente da mortalidade atribuível a infeções associadas a cuidados de saúde e à resistência aos antimicrobianos, se não forem tomadas medidas para contornar a situação. Por outro lado, o impacto económico relacionado com o aumento de demora média nas unidades de saúde e com o consumo global de recursos, assim como a redução de dias com qualidade de vida dos doentes afetados, reforçam a dimensão deste problema não só na saúde humana, como na saúde animal e no ambiente. Por este motivo a mobilização dos profissionais de saúde, veterinários, agricultores, decisores políticos e comunidade em geral, é fundamental.

Este ano a Direção-Geral da Saúde participou numa conferência online alusiva ao tema e à data comemorativa, onde defendeu a necessidade de reforçar medidas que previnam as infeções e reduzam as resistências das bactérias aos antibióticos : DGS quer reforço de medidas para reduzir resistência a antibióticos

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPICRA), o INFARMED, I.P. e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, numa iniciativa conjunta, recordam que o uso excessivo e desadequado gera um aumento da resistência das bactérias a estes medicamentos e, por consequência, reduz a sua eficácia.

Mais informações:

ECDC  –  Dia Europeu do Antibiótico (em inglês)

ECDC – Press conference – 17 November – European Antibiotic Awareness Day 2023

Dia Europeu do Antibiótico 2023
Voltar
RSE - Area Cidadão