Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

“Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças” é o tema da edição deste ano para celebrar o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual. Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde, numa colaboração conjunta entre o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, lança uma campanha de sensibilização dirigida à população e a profissionais de saúde.

De acordo com o Conselho da Europa, as crianças e jovens exploram e expressam, de forma crescente, a sua sexualidade através de tecnologias da informação e comunicação, particularmente redes sociais e aplicações de mensagens. Tal inclui a criação e a partilha de imagens e/ou vídeos sexualmente sugestivos ou explícitos delas próprias. Contudo, frequentemente subestimam os riscos associados a este comportamento, encontrando-se sob pressão dos pares para partilhar tais imagens e/ou vídeos ou são tentadas a assumir comportamentos de risco.

Enquanto problema com impacto na sua saúde física e mental e na salvaguarda dos seus direitos, importa reforçar o papel das famílias, da comunidade e dos Serviços de Saúde na prevenção e deteção precoce de indicadores de risco deste tipo de vitimação de cariz sexual, com especial alerta para os riscos na utilização de recursos digitais no contexto da sua vigilância de saúde. As situações identificadas devem ser sinalizadas aos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco existentes nos Centros de Saúde e Hospitais.

Fonte: DGS

 

Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual
Voltar
RSE - Area Cidadão