rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial da Higiene das Mãos 

“Juntos pela Segurança: Higienize as suas mãos!” é mote das comemorações deste ano do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de maio, promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde.

Todos os anos, as infeções associadas aos cuidados de saúde afetam milhões de doentes em todo o mundo; pessoas morrem ou são consideravelmente afetadas por infeções graves adquiridas durante a prestação de cuidados, muitas das quais causadas por microrganismos resistentes a antibióticos.

A maioria dessas infeções são evitáveis!

Ao higienizar as mãos, os profissionais de saúde podem ajudar a prevenir tais infeções e contribuir para reduzir a sua carga global.

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o tema da Campanha: “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde, que Valorize a Higiene das Mãos”, e o slogan: “Juntos pela Segurança: Higienize as suas Mãos“.

A OMS recomenda a implementação da estratégia multimodal de promoção da higiene das mãos, nomeadamente dos seus 5 componentes: mudança do sistema; formação e treino; monitorização e feedback; lembretes nos locais de trabalho e comunicação; mudança da cultura de segurança. (para mais informações consulte o infográfico: Estratégia Multimodal da OMS para Promover a Higiene das Mãos).

Esta iniciativa, à qual a DGS através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) e das suas estruturas Regionais e Locais se têm associado desde 2008, tem por objetivo, incentivar a comemoração desta data, quer nas unidades de saúde, quer na comunidade, alertando para a importância da higiene das mãos na prevenção de infeções e de resistências aos antimicrobianos.

Neste âmbito, a DGS irá realizar um Webinar dirigido aos Profissionais de Saúde, no dia 4 de maio de 2022, pelas 14 horas. ( Programa – WEBINAR | 14h00 – 16h00 COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS) Todos os interessados poderão assistir ao Webinar diretamente, via Youtube da DGS, com o seguinte link: https://youtu.be/Um3wpRwZ4tE.

De 2 a 6 de maio de 2022, é também celebrada a Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI) – uma semana em que os membros dos GCL-PPCIRA e demais profissionais de saúde irão promover a higiene das mãos e as PBCI no seu todo (10 componentes), reconhecendo que todos devemos colaborar para melhorar a cultura de segurança nas unidades de saúde e na comunidade.

Neste sentido, O Grupo de Coordenação Regional do PPCIRA associa-se às atividades da Direção Nacional do PPCIRA e apela ao desenvolvimento de ações locais comemorativas desta temática no dia 5 de maio e na Semana das PBCI (2-6 de maio), que envolvam unidades de saúde, escolas, autarquias e comunidade em geral.

Poderão ser utilizados os materiais promocionais e técnicos adaptados pela DGS/PPCIRA, disponibilizados na página do microsite PPCIRA, item “Estratégia Multimodal das Precauções Básicas”- 2022 em: Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. (Apresentação dos Materiais Promocionais e Técnicos OMS – Dia Mundial da Higienização das Mãos 2022)

No âmbito destas comemorações, salientamos ainda a realização de um Webinar promovido pela OMS que será transmitido a 5 de maio em língua portuguesa. (Nota: É necessária inscrição prévia dos Profissionais de Saúde – podendo registar-se em: Webinar: World Hand Hygiene Day 2022.

Com a Pandemia por COVID-19, aperfeiçoamos a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, integrando estes hábitos no nosso quotidiano. Mas estas medidas têm de ser sustentadas. Todos devem entender a real importância de as cumprir, quer para autoproteção, quer para a proteção dos seus e da comunidade – é um dever de cidadania. Importa consolidar e melhorar a literacia em saúde dos Cidadãos e dos Profissionais de Saúde.

O nosso lema de 2008 mantém-se atual: “A Higiene das Mãos é uma Responsabilidade Partilhada!

Informação da OMS para os Utentes Higiene das Mãos e Resistência aos antimicrobianos

Fonte e mais informações:

Direção Geral da Saúde

OMS – World Hand Hygiene Day 2022

The Lancet – Implementation of hand hygiene in health-care facilities: results from the WHO Hand Hygiene Self-Assessment Framework global survey 2019

ESCMID – “Unite for safety – clean your hands”: the 5 May 2022 World Health Organization SAVE LIVES: Clean Your Hands campaign

The Lantet – WHO SAVE LIVES: Clean Your Hands campaign

Dia Mundial da Higiene das Mãos 
Voltar
RSE - Area Cidadão