rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial da Segurança do Doente 2020

“Segurança do Profissional de Saúde: Uma prioridade para a Segurança do Doente” é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente.

Esta campanha promove o slogan: “Profissionais de Saúde Seguros, Doentes Seguros” e pretende reforçar a importância da segurança dos profissionais de saúde para a segurança do doente e mobilizar utentes, doentes, profissionais de saúde, decisores políticos, académicos, investigadores, associações e indústrias do setor da saúde a intervirem e a comprometerem-se com a segurança na prestação dos cuidados de saúde.

Segundo a OMS, os incidentes de segurança são um grave problema de Saúde Pública, considerando que:

  • 134 milhões de incidentes de Segurança ocorrem anualmente no mundo durante a prestação de cuidados de saúde nos hospitais, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos por ano.
  • Até 4 em cada 10 doentes podem ser afetados por um incidente nos cuidados de saúde primários ou ambulatórios, dos quais cerca de 80% podem ser evitados.
  • 15% das despesas hospitalares podem ser atribuídas a falhas na segurança do doente.

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), desenvolve, desde 2015, o Plano Nacional para a Segurança do Doente (PNSD), instrumento de apoio a gestores e clínicos na aplicação de boas práticas de segurança, inserido no quadro de uma política pública para evitar a ocorrência de incidentes associados à prestação de cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde.

O PSND 2015-2020 contempla 9 objetivos estratégicos: aumentar a cultura de segurança do ambiente interno; aumentar a segurança da comunicação; aumentar a segurança cirúrgica; aumentar a segurança na utilização da medicação; assegurar a identificação inequívoca dos doentes; prevenir a ocorrência de quedas; prevenir a ocorrência de úlceras de pressão; assegurar a prática sistemática de notificação, análise e prevenção de incidentes; e prevenir e controlar as infeções e as resistências aos antimicrobianos.

De forma a promover e reconhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas instituições, foi elaborado um formulário a inquirir se as Comissões de Qualidade e Segurança irão desenvolver alguma iniciativa com vista à celebração deste dia e se, durante a Pandemia COVID-19, foram implementadas boas práticas na área da segurança do doente:

Aceder ao Questionário Dia Mundial da Segurança do Doente 2020

Descarregar o kit de materiais (poster, cartaz e logo alusivos ao Dia Mundial da Segurança do Doente 2020) na pasta abaixo.

Abrir documento ( ZIP – 1494 Kb )

Mais informações: Direção-Geral da Saúde

Dia Mundial da Segurança do Doente 2020
Voltar
RSE - Area Cidadão