i035812
i035838

Dia Mundial da Segurança do Doente 2022

“Segurança na utilização da Medicação” é o tema escolhido para este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar a 17 de setembro o Dia Mundial da Segurança do Doente.

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, em parceria com o INFARMED, IP, associam-se a esta iniciativa, dando assim cumprimento ao preconizado no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, nos termos do Despacho n.º 9390/2021, de 24 de setembro.

Na região do Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve(CHUA) e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da ARS Algarve, através da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente, também se associam a estas comemorações, que têm como finalidade sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito.

Ao longo da semana de 19 a 23 de setembro, serão transmitidos nos écrans dos quiosques multimédia das salas de espera dos Centros de Saúde da região um conjunto de materiais informativos de sensibilização dirigidos a profissionais e utentes sobre a “Segurança na utilização da medicação”.

No que diz respeito ao CHUA, vão ser promovidas, entre os dias 19 e 29 de setembro, várias ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com a medicação. Dos quais se destacam: ações de sensibilização sobre «Medicação Segura» dirigidas aos utentes, com a distribuição de informação presencial em todas as Unidades Hospitalares do CHUA, bem como no circuito de televisão interno e salas de espera.

Simultaneamente decorrem também ações de sensibilização dirigidas aos profissionais de saúde sobre os «cuidados seguros aos doentes» nos refeitórios das Unidades Hospitalares do CHUA.

No dia 21 de setembro, utentes, familiares e profissionais podem assistir a uma sessão sobre “Segurança na Prestação de cuidados na Insuficiência Renal Crónica”, no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão entre as 10h00 e as 12h00. A mesma sessão repete-se no dia 29 de setembro, no mesmo horário, no Auditório da Unidade Hospitalar de Faro.

Aceda aqui a mais informações sobre as ações de sensibilização no CHUA

Aceda aqui aos materiais comunicacionais DGS/INFARMED, IP

Aceda aqui aos materiais e iniciativas nacionais das Comissões da Qualidade e Segurança (eventos)

Aceda aqui a outros materiais produzidos pela DGS e no âmbito da Segurança da Medicação, através de parcerias: Curso online “Uso Seguro e Responsável do Medicamento”, uma iniciativa da DGS e da Ordem dos Farmacêuticos (2019).

Mais informações: DGS

Dia Mundial da Segurança do Doente 2022