rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Dia Mundial Sem Tabaco

“Comprometa-se a parar de fumar! Ex-fumadores, são vencedores” é o lema da campanha promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco 2021 que se assinala na segunda-feira, 31 de maio.

Com a comemoração deste dia, a OMS pretende alertar para os efeitos nocivos e mortais do consumo de produtos de tabaco e da exposição ao fumo ambiental, para as estratégias das tabaqueiras, e promover ações de sensibilização para combater esta epidemia e incentivar a população mundial para que aja no sentido de reivindicar o seu direito a uma vida saudável e proteger as gerações futuras.

A nicotina encontrada no tabaco é um produto extremamente aditivo sendo a substância causadora da dependência. Os laços comportamentais e emocionais com o consumo de tabaco – como fumar um cigarro com o café, desejo de fumar, sentimentos de tristeza e o stress – dificultam a cessação, pelo que deixar de fumar sem apoio adequado pode ser extremamente desafiante. Proporcionar esse apoio profissional duplica as hipóteses de sucesso na cessação tabágica.

Diz o ditado que “os que desistem nunca vencem”, mas, no caso do tabagismo, os desistentes são os verdadeiros vencedores, ou seja, “Ex-fumadores, são vencedores”.

A Equipa de Coordenação Regional do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da ARS Algarve associa-se a estas comemorações reforçando a mensagem de que todos os fumadores estão sempre a tempo de assumir este compromisso e deixarem de fumar.

Na Região do Algarve, quem queira deixar de fumar e necessite de ajuda para tal, pode dirigir-se à sua Equipa de Família na Unidade do Centro de Saúde em que se encontre inscrito e solicitar apoio nesse sentido. Sempre que necessário, a Equipa de Família conta com a colaboração de técnicos de consultas de apoio intensivo à cessação tabágica, em funcionamento nas Unidades de Saúde dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) (Barlavento, Central e Sotavento) e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Faro.

Estas consultas implicam cuidados de saúde específicos para os fumadores ativos que pretendem deixar de fumar e manifestam especial dificuldade.

Dia Mundial Sem Tabaco:

Os Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde criaram o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção do mundo para a epidemia do tabaco e as mortes e doenças evitáveis que lhe estão associadas.

Nesse ano, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Resolução WHA40.38, definindo o dia 7 de abril de 1988 como “Um dia mundial de não fumadores” e em 1988, a Resolução WHA42.19 foi aprovada, determinando-se que a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, seria todos os anos a 31 de maio.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, morrem todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Destas vítimas, mais de 1,2 milhões pessoas são fumadores passivos. A campanha “Comprometa-se a parar de fumar” da OMS tem como principais objetivos:

  • Defender a adoção de políticas de incentivo à cessação tabágica.
  • Incentivar as intervenções breves e promover uma maior acessibilidade às consultas de cessação tabágica.
  • Aumentar a consciencialização sobre as táticas utilizadas pela indústria do tabaco para continuar a promover o consumo, em detrimento da cessação.
  • Reforçar a capacitação das pessoas fumadoras para deixarem de fumar.

Faça parta dos vencedores! #committtoquit

Mais informações: https://www.who.int/campaigns/world-no-tobacco-day/world-no-tobacco-day-2021

https://www.dgs.pt/em-destaque/dia-mundial-sem-tabaco-comprometa-se-a-parar-de-fumar.aspx

 

 

 

Dia Mundial Sem Tabaco
Voltar
RSE - Area Cidadão