III Jornadas Internacionais de Competência Cultural no final de vida e II Seminário Virtual de Comunidades Compassivas no espaço transfronteiriço
“Novos desafios em tempo de pandemia” é o mote das III Jornadas Internacionais de Competência Cultural no final de vida e II Seminário Virtual de Comunidades Compassivas no espaço transfronteiriço, que se realiza nos dias 26 e 27 de maio, organizados pela Universidade de Huelva, Junta de Andalucia, Borderless Compassion Community, em colaboração com a Universidade de Algarve e com a Administração Regional de Saúde do Algarve, entre outras entidades.
O objetivo é sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade para a necessidade de normalização do processo de morte e para a importância do acompanhamento profissional no final da vida.
Visam também fomentar o relacionamento, a comunicação e o encontro entre profissionais e estudantes universitários, para promover a compaixão na cidadania, a fim de envolver a sociedade no acompanhamento e cuidado das pessoas no seu processo final.
Num mundo globalizado, é necessário conhecer a realidade deste fenómeno a partir de uma perspetiva cultural, construindo assim competência cultural nos cuidados em fim de vida.
De destacar que o evento conta este ano com a participação de uma referência mundial em Cuidados Paliativos, Eduardo Bruera, Chefe do Departamento de Cuidados Paliativos, Reabilitação e Medicina Integrativa do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas de Houston, que vai realizar um debate Pré-Conferência no dia 26 de maio, onde será abordada a “boa morte em tempos de pandemia”.
Este seminário vai já na segunda edição e faz parte de um projeto transfronteiriço subsidiado pelo Governo andaluz, reforçando as relações entre a Andaluzia e o Algarve.
A ARS Algarve integra este projeto, com a participação de duas enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central num grupo total de seis investigadores que se encontram a desenvolver um trabalho de investigação nesta área de atuação com os seguintes objetivos:
- Sensibilizar a região para a importância das comunidades compassivas, com o reforço da noção que todos nós devemos envolver em atos de cidadania e na ajuda ao próximo
- Estabelecer estratégias e mecanismos para acompanhar as pessoas da comunidade que estejam em situações mais vulneráveis;
- Gerar um espaço para reflexão coletiva nas duas comunidades transfronteiriças, analisando as diferentes componentes de suporte, ajuda, corresponsabilidade com a comunidade e promover uma cultura da compaixão.
- Estabelecer um plano de intervenção com atividades de promoção e sensibilização
- Fomentar competências, através da sensibilização, treino e envolvimento para gerar empatia, compaixão e cuidado a pessoas que enfrentam situações de saúde difíceis nos dois territórios da Andaluzia-Algarve.
Estas conferências são gratuitas e destinam-se a investigadores, professores, profissionais da saúde, bem como a alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas diferentes disciplinas das Ciências da Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Podologia, Odontologia, Medicina e Farmácia, Psicologia, Serviço Social e sócio sanitárias).
Para consultar o programa, mais informações e inscrições: III Jornadas internacionais de competência cultural no final da vida – Borderless Compassion Community
Nota: O Programa encontra-se no fuso horário espanhol pelo que em Portugal começará uma hora mais cedo.
