Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

“Juntos Estamos Protegidos” é o lema da Semana Europeia da Vacinação 2020

O Programa Nacional de Vacinação da Direção Geral da Saúde comemora, de 20 a 26 de abril, a Semana Europeia da Vacinação 2020, iniciativa promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, com o objetivo de reforçar o contributo vital da vacinação na prevenção de doenças e na proteção da vida.

Subordinada ao tema “Juntos estamos protegidos” (#protectedtogether), a iniciativa deste ano pretende dar especial relevo aos profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental, vacinando e recomendando a vacinação à população, e protegendo assim a saúde de todos.

Os Profissionais de saúde são também a fonte mais fiável de informação sobre vacinas.

Ao partilhar factos sobre vacinas, médicos e enfermeiros salvam vidas e consciencializam as pessoas sobre a importância da vacinação.

A OMS Europa lembra que a vacinação constitui-se como o maior avanço da medicina moderna e que tem um impacto fundamental na saúde e bem-estar da população, ao ajudar a:

  • Prevenir doenças que podem ameaçar a vida das crianças ou comprometer permanentemente o seu futuro;
  • Promover famílias saudáveis, assim como o envelhecimento saudável
  • Prevenir formas severas de cancro
  • Reduzir a ameaça da resistência aos antimicrobianos.

Em Portugal, a vacinação permitiu eliminar doenças como a difteria, a poliomielite, o sarampo e a rubéola, bem como controlar muitas formas de meningite, a tosse convulsa, a papeira, entre outras doenças.

Num contexto de pandemia de COVID-19, é ainda mais importante relembrar a importância da vacinação recomendada no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Todas as crianças, jovens e adultos têm direito a serem vacinados no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.

A OMS convida a população a participar na Semana Europeia da Vacinação, utilizando os hashtags #protectedtogheter #VaccinesWork #HealthForAll e #ImmunizeEurope.

Os Materiais de divulgação da campanha da Semana Europeia da Vacinação encontram-se disponíveis, em várias línguas, incluindo o português, em https://www.who-europecampaigns.org/european-immunization-week-2020/

Fonte: DGS

“Juntos Estamos Protegidos” é o lema da Semana Europeia da Vacinação 2020
Voltar
RSE - Area Cidadão