rastreio retinopatia diabética
frio_2024
banners_site_saudepalavras_2
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

Semana Europeia do Teste de Outono 2023: Faça o Teste!

«Prevenir, Testar e Tratar», é o lema da Semana Europeia do Teste do outono, organizada pela EuroTEST, que este ano decorre de 20 a 27 de novembro, com o objetivo de consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.

Hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Adicionalmente. vários estudos indicam que as pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que esperam para fazer o teste.

A promoção desta semana é da EuroTEST, desde 2013, em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde, e decorrer duas vezes por ano – na primavera (maio) e no outono (novembro), para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.

Nos Centros de Saúde, a realização do teste rápido do VIH é gratuita, o resultado fica disponível em 30 minutos, e o utente fica a conhecer a sua situação perante a infeção VIH/Sida. Caso necessário (resultado reativo), o utente é encaminhado para as consultas hospitalares, a que tem habitualmente acesso no prazo de uma semana.

Por outro lado, a realização do teste, constitui uma oportunidade para encorajar as pessoas que não estão infetadas a manter o seu estado de seronegatividade.

O  Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/SIDA (CAD) de Faro, juntamente com os Conselhos Clínicos e as Unidades de Saúde Pública dos três ACeS da região, têm apostado, ao longo dos últimos anos, na formação dos profissionais de saúde das diferentes Unidades dos cuidados de saúde primários, para que no âmbito da sua prática clínica disponibilizem a realização do teste VIH, prestem aconselhamento aos seus utentes e aumentem o número de pessoas a realizar o rastreio para a infeção pelo VIH/Sida.

O teste é gratuito, seguro e confidencial.

Prevenir, Testar e Tratar a infeção por VIH e hepatites virais são estratégias essenciais. Faça o teste!

Saiba onde fazer o teste: CAD Faro.

Nacional

Mais informações:

EuroTEST

http://www.testingweek.eu/

Fonte: Direção-Geral da Saúde

Semana Europeia do Teste de Outono 2023: Faça o Teste!
Voltar
RSE - Area Cidadão