Estrutura Orgânica
Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP)
1. Ao Departamento de Saúde Pública e Planeamento, abreviadamente designado por DSPP, compete:
a) Caracterizar e monitorizar o estado de saúde da população e identificar as suas necessidades em saúde;
b) Avaliar o impacto na saúde da população da prestação dos cuidados, de forma a garantir a adequação às necessidades e a sua efetividade;
c) Elaborar a proposta de Plano Regional de Saúde da população e acompanhar a sua execução e apresentar o respetivo relatório de atividades;
d) Participar em estudos com o objetivo de propor ajustamentos nas redes de referenciação e de emitir pareceres técnicos sobre a criação, modificação, fusão ou extinção de instituições e serviços de saúde;
e) Monitorizar a execução de programas e projetos específicos de vigilância de saúde, designadamente os constantes do Plano Nacional de Saúde;
f) Apoiar o desempenho das funções de autoridade de saúde, bem como divulgar orientações relativas às suas competências;
g) Promover a investigação em saúde;
h) Assegurar a gestão dos laboratórios de saúde pública;
i) Realizar a vigilância epidemiológica dos fenómenos de saúde e dos seus determinantes;
j) Elaborar, propor e acompanhar a aprovação dos turnos de serviço das farmácias;
k) Elaborar os planos de atividades anuais e plurianuais, tendo em consideração o Plano Regional de Saúde e os objetivos definidos pelo conselho diretivo, e avaliar a sua execução;
l) Elaborar o relatório de atividades, em articulação com os restantes departamentos;
m) Propor os ajustamentos julgados necessários nas redes de referenciação ao nível regional;
n) Emitir parecer técnico sobre a criação, modificação, fusão ou extinção de instituições e serviços de saúde;
o) Desenvolver instrumentos de apoio à gestão que permitam a promoção do uso racional de recursos materiais e financeiros, nomeadamente nas áreas do medicamento, dos dispositivos médicos e dos exames complementares de diagnóstico, bem como avaliar o cumprimento das orientações e políticas nacionais nestes domínios;
p) Proceder à recolha, tratamento e análise dos dados estatísticos e propor as necessárias medidas corretivas relativas à atividade dos serviços de saúde da região;
q) Apoiar a implementação de novos modelos de gestão em saúde;
r) Emitir pareceres, propor e acompanhar as candidaturas, no âmbito dos programas cofinanciados;
s) Planear os recursos materiais, nomeadamente a execução dos necessários projetos de investimento das instituições e serviços do Serviço Nacional de Saúde, abreviadamente designado por SNS;
t) Analisar e emitir parecer sobre os planos diretores de unidades de saúde;
u) Assegurar a instrução dos processos de licenciamento das unidades privadas prestadoras de cuidados de saúde e da área dos comportamentos aditivos e das dependências, nos sectores social e privado, definindo os respetivos requisitos técnicos a cumprir, e acompanhar o seu funcionamento, articulando com outras unidades orgânicas, bem como com a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., sem prejuízo da competência sancionatória da Entidade Reguladora da Saúde;
v) Propor a emissão das licenças de funcionamento das unidades mencionadas na alínea anterior;
w) Garantir um sistema de informação atualizado da execução física e material de investimentos públicos.
2. Compete ainda ao DSPP, no âmbito de intervenção, proceder à difusão das normas e orientações técnicas e de outros instrumentos de apoio técnico à atividade dos estabelecimentos de saúde, apoiar a sua implementação e monitorizar a sua execução.
3. O DSPP integra o Observatório Regional de Saúde.
Documentos:
Cuidados de Saúde Primários – Principais Indicadores 2005 a 2008 da ARS Algarve,IP
Departamento de Contratualização
1. Ao Departamento de Contratualização, abreviadamente designado por DC,compete participar na definição dos critérios para a contratualização dos serviços de saúde e ainda:
a) Propor a afetação de recursos financeiros às instituições ou serviços integrados ou financiados pelo SNS ou entidades de natureza privada com ou sem fins lucrativos, que prestem cuidados de saúde, que atuem no âmbito das áreas dos cuidados continuados integrados e dos programas de intervenção local nos comportamentos aditivos e nas dependências;
b) Preparar e acompanhar o processo de contratualização e revisão de contratos no âmbito das parcerias público-privadas, e propor a afetação dos respetivos recursos financeiros;
c) Preparar e acompanhar a celebração e a execução dos contratos, protocolos e convenções de âmbito regional, bem como efetuar a respetiva avaliação no âmbito da prestação de cuidados de saúde, dos cuidados continuados integrados e dos programas de intervenção local nos comportamentos aditivos e nas dependências;
d) Assegurar a avaliação de desempenho das instituições e serviços prestadores de cuidados de saúde, de acordo com as políticas definidas e com as orientações e normativos emitidos pelos serviços e organismos centrais competentes nos diversos domínios de intervenção;
e) Propor a realização de auditorias administrativas e clínicas.
2. Compete ainda ao DC, no âmbito de intervenção, proceder à difusão das normas e orientações técnicas e de outros instrumentos de apoio técnico à atividade dos estabelecimentos de saúde, apoiar a sua implementação e monitorizar a sua execução.
Departamento de Gestão e Administração Geral
1. Ao Departamento de Gestão e Administração Geral, abreviadamente designado por DGAG, compete:
a) Assegurar o planeamento, a gestão e a administração dos recursos humanos a nível regional;
b) Assegurar a coordenação do sistema de avaliação de desempenho a nível regional;
c) Promover a qualificação e valorização profissional dos recursos humanos da área da saúde da região, identificando necessidades, propondo planos de formação profissional e organizando ações de formação;
d) Emitir parecer sobre os projetos de mapas de pessoal das instituições do SNS da região;
e) Promover, nos serviços públicos prestadores de cuidados de saúde, a aplicação de instrumentos de avaliação da prestação da atividade profissional, propondo medidas para a adequação de distribuição de recursos humanos;
f) Assegurar, ao nível regional, uma base de dados de recursos humanos atualizada e desenvolver estudos de gestão previsional de recursos humanos do SNS;
g) Propor os mapas de vagas para os internatos médicos, bem como para as restantes profissões de saúde de acordo com a previsão de necessidades em recursos humanos para a região;
h) Elaborar, propor e acompanhar as candidaturas, no âmbito dos programas cofinanciados para a área da formação profissional;
i) Assegurar os procedimentos relativos à gestão e administração de pessoal da ARSALGARVE, I. P.;
j) Elaborar o orçamento de investimento e funcionamento da região e acompanhar e controlar a sua execução orçamental;
k) Promover a constituição de fundos de maneio, bem como assegurar o controlo da sua gestão;
l) Assegurar a conferência dos elementos relativos à faturação de terceiros, nomeadamente das prestações indiretas, farmácias, convenções e transportes;
m) Arrecadar as receitas, efetuar o pagamento das despesas e controlar a tesouraria;
n) Preparar os processos de atribuição de apoios financeiros;
o) Analisar a viabilidade económica e o impacto financeiro de acordos com entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, que se revelem necessários a nível regional;
p) Acompanhar a execução orçamental e a situação económico -financeira das unidades prestadoras de cuidados de saúde integradas no SNS, a nível regional;
q) Instruir os processos na área de convenções internacionais e na área da deslocação para assistência médica no estrangeiro;
r) Desenvolver todas as ações de gestão económico-financeira, efetuar estudos e elaborar os relatórios económico -financeiros que se mostrem necessários, que lhe forem solicitados ou determinados pelo conselho diretivo;
s) Gerir os bens patrimoniais afetos à ARSALGARVE, I. P., organizar e manter atualizado o cadastro e inventário destes bens e providenciar pela sua manutenção e segurança;
t) Assegurar a gestão de stocks e o aprovisionamento de bens e serviços necessários e adequados ao funcionamento da ARSALGARVE, I. P.;
u) Organizar e gerir os arquivos documentais da ARSALGARVE, I. P.;
v) Assegurar a implementação dos sistemas de informação e comunicações de utilização comum;
w) Gerir e assegurar a manutenção de sistemas e das infraestruturas tecnológicas, em articulação com as entidades competentes;
x) Assegurar o apoio técnico aos utilizadores no âmbito dos sistemas e infraestruturas tecnológicas;
y) Assegurar a receção, registo, distribuição e expedição de toda a correspondência, bem como o registo da informação interna.
2. Compete ainda ao DGAG, no âmbito de intervenção, proceder à difusão das normas e orientações técnicas e de outros instrumentos de apoio técnico à atividade dos estabelecimentos de saúde, apoiar a sua implementação e monitorizar a sua execução.
Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
1 — À Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, abreviadamente designada por DICAD, compete:
a) Assegurar a execução dos programas de intervenção local com vista à redução do consumo de substâncias psicoativas, à prevenção dos comportamentos aditivos e à diminuição das dependências;
b) Colaborar, ao nível da sua área de intervenção geográfica, na definição da estratégia nacional e das políticas com vista à redução do consumo de substâncias psicoativas, à prevenção dos comportamentos aditivos e à diminuição das dependências e na sua avaliação;
c) Planear, coordenar, executar e promover, ao nível da sua área de intervenção geográfica, a avaliação dos programas de prevenção, de tratamento, de redução de riscos, de minimização de danos e de reinserção social;
d) Prestar apoio técnico à execução dos programas e projetos de intervenção local;
e) Assegurar a implementação de procedimentos e meios de recolha de dados, proceder à sua consolidação e enviar ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, abreviadamente designado por SICAD, os dados e informações necessárias para prossecução das suas atribuições, e desenvolver estudos sobre as intervenções realizadas na região e elaborar os relatórios de atividades;
f) Emitir pareceres sobre propostas de implementação de projetos regionais apresentados por entidades públicas ou privadas que se candidatem a apoios no âmbito da sua área de intervenção;
g) Promover a realização de diagnósticos das necessidades de intervenção de âmbito regional e local, definir as prioridades e o tipo de intervenção a efetuar e osrecursos a afetar, nomeadamente a projetos e programas cofinanciados, contribuindo para um planeamento nacional sustentado;
h) Avaliar e supervisionar o funcionamento das unidades de intervenção local, prestadoras de cuidados de saúde nesta área, assegurar o planeamento e gestão dos recursos necessários à respetiva atividade e propor a criação de novas unidades ou o seu encerramento;
i) Planear a articulação interinstitucional e incentivar a participação das instituições da comunidade, públicas ou privadas, no desenvolvimento de ações de prevenção, de tratamento, de redução de riscos e minimização de danos e de reinserção social, no âmbito dos programas nacionais promovidos pelo SICAD;
j) Promover, desenvolver e aplicar metodologias de avaliação das diversas ações desenvolvidas ou apoiadas, atualizar diagnósticos, elaborar relatórios e analisar as respetivas conclusões;
k) Colaborar com o SICAD na definição dos requisitos para licenciamento de unidades de prestação de cuidados, nos sectores social e privado e monitorizar o seu cumprimento;
l) Assegurar, ao nível da região, a articulação com o SICAD para o desenvolvimento de programas e projetos.
2 — Compete ainda à DICAD, no âmbito de intervenção regional, proceder à difusão das normas e orientações técnicas e de outros instrumentos de apoio técnico à atividade dos estabelecimentos de saúde, apoiar a sua implementação e monitorizar a sua execução.
Para a prossecução das suas atribuições a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) do Algarve tem os seguintes serviços e unidades de intervenção local:
Organograma do DICAD
Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento – TRATAMENTO – ÁLCOOL E DROGAS
As Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento (ETET) do Barlavento e Sotavento são equipas integradas na Divisão dos comportamentos aditivos e dependências (DICAD) da ARS do Algarve.
- Têm como missão: As ETET têm como missão o tratamento de indivíduos com dependências de álcool, drogas e jogo.
- Que tipo de tratamento realizam? O tratamento é realizado em ambulatório e de acordo com as necessidades específicas de cada utente. Em algumas situações o tratamento poderá ser realizado em internamento de curta ou longa duração.
- Como se constituem: As ETET são equipas multidisciplinares, constituídas por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos superiores de serviço social, assistentes administrativos e assistentes operacionais.
- Marcação de consultas: A marcação de consultas poderá ser feita por telefone ou pessoalmente. As consultas são gratuitas.
- Onde se localizam:
- ETET do Barlavento – Responsável: Sandra Caixeirinho, Rua Poeta António Aleixo, nº 3 , 8501-856 Portimão, Telef. 282 002 160, Email: sec_etet_barlavento@arsalgarve.min-saude.pt
- ETET do Sotavento – Responsável: Sandra Caixeirinho, Morada: Rua de Olivença, 8700-414 Olhão, Telef. 289 007 120; Fax: 289 701 047, E-mail: scaixeirinho@arsalgarve.min-saude.pt
Os responsáveis por estas estruturas e contatos são os que seguidamente se apresentam.
- Coordenadora da DICAD: Cláudia Maia
email da coordenadora: cmaia@arsalgarve.min-saude.pt.
Morada: Rua Brites de Almeida, n.º 6, 3.º esqº- 8000-234 Faro.
Telefone – 289 889 502; fax. – 289 828 211.
- Coordenadora do CRI: Sandra Caixeirinho
email da coordenadora: scaixeirinho@arsalgarve.min-saude.pt
Morada: Rua Brites de Almeida, n.º 6, 3.º esqº- 8000-234 Faro.
Telefone – 289 889 502; fax. – 289 828 211.
- Responsável da Unidade de Desabituação do Algarve (UDA): Constança Fernandes
email da responsável: cmfernandes@arsalgarve.min-saude.pt
Morada: Quatrim Sul, Caxia Postal 260 Z– 8700-260 Moncarapacho.
Telefone – 289 006 870; fax – 289 704 601.
- Equipa Técnica Especializada (ETE) de Tratamento do Barlavento: Sandra Caixeirinho
email da responsável: scaixeirinho@arsalgarve.min-saude.pt
Morada: Rua Poeta António Aleixo, nº 3 , 8501-856 Portimão.
Telefone: 282 002 160; fax – 282 412 436
Concelhos abrangidos: (concelhos de Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo)
- ETET do Sotavento: Sandra Caixeirinho
email da responsável: scaixeirinho@arsalgarve.min-saude.pt
Morada: Rua de Olivença, 8700-414 Olhão.
Telefone: 289 007 120; fax – 289 701 047.
Concelhos abrangidos: (concelhos de Albufeira, Loulé, S. Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de St.º António, Castro Marim e Alcoutim).
- ETE de Prevenção (ETEP): Margarida Pinto.
email da responsável: mpinto@arsalgarve.min-saude.pt.
Morada: Rua Brites de Almeida, n.º 6, 1.º esqº- 8000-234 Faro.
Telefone: 289 889 512.
- ETE de Redução de Riscos e Minimização de Danos (ETERRMD): Ricardo Rodrigues.
email do responsável: rrodrigues@arsalgarve.min-saude.pt.
Morada: Rua Poeta António Aleixo, s/n, 8501-856 Portimão.
Telefone: 282 002 160; fax – 282 412 436
- ETE de Reinserção (ETER): Ana Paula Neto.
email da responsável: apneto@arsalgarve.min-saude.pt.
- Polo do Sotavento
Morada: Rua de Olivença, 8700-414 Olhão.
Telefone: 289 007 120; fax – 289 701 047
Concelhos abrangidos: (concelhos de Albufeira, Loulé, S. Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de St.º António, Castro Marim e Alcoutim).
- Polo do Barlavento
Morada: Rua Poeta António Aleixo, s/n, 8501-856 Portimão.
Telefone: 282 002 160; fax – 282 412 436
Concelhos abrangidos: (concelhos de Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.
GAJE – Gabinete de Atendimento a Jovens e Envolventes
Guia para Pais – Prevenção do uso/abuso de drogas e álcool
SICAD: Concurso financiamento PRI
Documentos úteis:
Portaria n.º 212/2013. D.R. n.º 122, Série I de 2013-06-27 Ministérios das Finanças e da Saúde Primeira alteração aos Estatutos da Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P., aprovados pela Portaria n.º 156/2012, de 22 de maio
Fluxograma da Rede de Referenciação / Articulação da Região do Algarve
Unidade de Compras e Logística
Compete à Unidade de Compras e Logística assegurar a gestão de stocks e o aprovisionamento de bens e serviços necessários e adequados ao funcionamento da ARS Algarve, IP.
Missão: Liderar e gerir os procedimentos de procurement de forma a suprir necessidades e contribuir para suportar a missão e os objetivos da ARS Algarve, com um forte enfoque no trabalho de equipa, na qualidade técnica e na comunicação e colaboração com os restantes serviços.
Visão: A Unidade de Compras e Logística está comprometida, no âmbito das suas atribuições, em acrescentar valor ao processo de prestação de cuidados de saúde na região do Algarve.
Valores: assumir um compromisso ético e de qualidade como fator determinante e diferenciador, cooperando com todos os serviços da ARS Algarve, com especial incidência nos que prestam cuidados de saúde, fomentando um ambiente interno propício ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da unidade, estimulando a inovação e o trabalho colaborativo.
Objetivos:
- Garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde nos variados serviços da ARS Algarve, antecipando necessidades de bens e serviços e contribuindo para que os mesmos sejam adquiridos em tempo útil, nos termos da legislação, nas quantidades e qualidade necessárias e com o custo mais favorável;
- Conhecer em dado momento o ponto de situação dos procedimentos em desenvolvimento, assim como dos pedidos manifestados e dos autorizados;
- Interagir e colaborar ativamente com os serviços e as entidades que intervêm no processo de aquisição de bens e serviços.
Responsabilidades:
– Adquirir os bens e contratar os serviços de forma eficiente, para fazer face às necessidades da ARS Algarve.
– Participar em comissões nacionais e nas reuniões na área de “procurement”, nomeadamente:
- Comissão de Acompanhamento das Compras na Saúde;
- Reuniões descentralizadas (bimensais) da SMPS com as 5 ARS.
Em termos de organização interna, a Unidade está estruturada ou integra as seguintes áreas funcionais:
1. Compras – Aprovisionamento dos bens e serviços; planeamento e desenvolvimento dos procedimentos de aquisição e contratação;
2. Assessoria jurídica – Estudo de casos e desenvolvimento de pareceres jurídicos de suporte às atividades da unidade;
3. Armazém Geral – Planeamento e gestão de stocks do armazém A (material de consumo clínico, hoteleiro e economato);
4. Serviços Farmacêuticos – Planeamento e gestão de stocks do armazém F (medicamentos, outros produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e biocidas). Apoio e informação técnica a outros profissionais na área de farmácia e do medicamente e interligação com o INFARMED;
5. Serviço de Viaturas – Planeamento e gestão do Parque de Veículos da ARS Algarve, assegurar o transporte de todos os profissionais integrados nos serviços centrais da ARS Algarve e o transporte e a logística de produtos;
6. Serviço de Gestão e Transporte de Doentes – Gestão integrada do circuito de transporte programado de doentes no âmbito do SGTD – Sistema de Gestão de Transporte de Doentes, com vista à desmaterialização das credenciais de transporte e dos documentos associados, da redução dos custos operacionais e dos tempos de processamento, com diminuição dos prazos de pagamento e melhoria na deteção de inconformidades neste processo. Assegura ainda a gestão do transporte de insuficientes renais crónicos
7. Equipa de Gestão de Inventários – Planificação, organização e implementação dos inventários gerais e articulação com os diversos serviços, assim como apoio técnico, nos processos de inventário central e locais dos vários armazéns da ARS Algarve; auditorias aos armazéns locais; gestão das quebras, abates e outras falhas;
8. Comissão de Análise de Artigos de Consumo Clínico – Análise das listas de bens de consumo clínico, nomeadamente a adequação técnica das designações. Assessoria técnica à introdução de novos artigos de consumo clínico;
9. Comissão de Formulários, Impressos e Envelopes – Análise e proposta sobre a manutenção, alteração ou eliminação dos formulários, impressos, envelopes e outros modelos em vigor.
Unidade de Gestão de Recursos Humanos
A Unidade de Gestão de Recursos Humanos, que integra o serviço de Pessoal e Vencimentos e o Núcleo de Formação Profissional, tem como competências:
- Assegurar o planeamento, a gestão e a administração dos recursos humanos a nível regional;
- Assegurar a coordenação do sistema de avaliação de desempenho a nível regional;
- Promover a qualificação e valorização profissional dos recursos humanos da área da saúde da região, identificando necessidades, propondo planos de formação profissional e organizando ações de formação;
- Emitir parecer sobre os projetos de mapas de pessoal das instituições do SNS da região;
- Promover, nos serviços públicos prestadores de cuidados de saúde, a aplicação de instrumentos de avaliação da prestação da atividade profissional, propondo medidas para a adequação de distribuição de recursos humanos;
- Assegurar, ao nível regional, uma base de dados de recursos humanos atualizada e desenvolver estudos de gestão previsional de recursos humanos do SNS;
- Propor os mapas de vagas para os internatos médicos, bem como para as restantes profissões de saúde de acordo com a previsão de necessidades em recursos humanos para a região;
- Elaborar, propor e acompanhar as candidaturas, no âmbito dos programas cofinanciados para a área da formação profissional;
- Assegurar os procedimentos relativos à gestão e administração de pessoal da ARSALGARVE, I. P.
Núcleo do Cidadão e Documentação
O Núcleo do Cidadão e Documentação encontra-se integrado no Gabinete Jurídico e do Cidadão, e tem como competências:
- Assegurar, em colaboração com o Observatório Regional de Saúde, a gestão das reclamações/sugestões apresentadas pelos utentes do SNS, directamente dirigidas ou encaminhadas para a ARS Algarve, IP;
- Produzir indicadores que permitam avaliar a qualidade dos serviços prestados ao utente final pelos serviços de saúde, designadamente o grau de satisfação e a participação dos cidadãos.
- Em articulação com a DGAG promover acções de formação para os profissionais e responsáveis em exercício nos gabinetes do cidadão.
- Ao nível da documentação, assegurar o arquivo e manutenção do acervo documental e biblioteca, a execução e divulgação das várias circulares internas, bem como toda a variada documentação recepcionada e com despacho para a sua difusão, quer pelos ACES quer pelos Hospitais.
Para enviar uma sugestão/reclamação clique aqui:
Gabinete de Instalações e Equipamentos
Ao Gabinete de Instalações e Equipamentos, abreviadamente designado por GIE, compete:
a) Promover a aplicação das normas, especificações e requisitos técnicos aplicáveis a instalações e equipamentos de unidades de saúde integradas ou financiadas pelo SNS;
b) Elaborar programas funcionais e projetos tipo para estabelecimentos de saúde e adequá-los a situações concretas;
c) Assegurar a atualização de uma base de dados relativa às instalações e equipamentos dos serviços e instituições prestadores de cuidados de saúde da região, monitorizando o respetivo estado de conservação e, quando necessário, apresentar propostas para a sua reparação;
d) Emitir parecer sobre a aquisição e a expropriação de terrenos e edifícios para a instalação de serviços de saúde, bem como sobre projetos das instituições prestadoras de cuidados de saúde no âmbito da região;
e) Proceder à elaboração de cadernos de encargos para a adjudicação de empreitadas e fornecimento de bens e serviços, no âmbito das instalações e equipamentos;
f) Acompanhar e fiscalizar a execução de empreitadas e fornecimentos cuja responsabilidade lhe seja atribuída;
g) Elaborar e acompanhar a carta de instalações e equipamentos de saúde da ARSALGARVE, I. P.
- Documentação:
Gabinete Jurídico e do Cidadão
Ao Gabinete Jurídico e do Cidadão, abreviadamente designado por GJC, compete:
a) Emitir pareceres e prestar informações sobre as questões de natureza jurídica, suscitadas no âmbito da atividade da ARSALGARVE, I. P., bem como acompanhar a instrução dos respetivos processos administrativos;
b) Participar na análise e preparar projetos de diplomas legais relacionados com a atividade da ARSALGARVE, I. P., procedendo aos necessários estudos jurídicos, bem como na elaboração de minutas de contratos, protocolos, regulamentos, circulares ou outros documentos de natureza normativa que lhe sejam solicitados pelo conselho diretivo;
c) Emitir parecer sobre reclamações ou recursos administrativos que sejam dirigidos aos órgãos da ARSALGARVE, I. P., bem como sobre exposições ou petições respeitantes a atos ou procedimentos dos mesmos órgãos;
d) Assegurar a instrução de processos de averiguações, de inquérito ou disciplinares;
e) Assegurar, por si ou em articulação com mandatário judicial quando a sua constituição seja obrigatória, o patrocínio judicial nas ações propostas pela ARSALGARVE, I. P., ou em que esta seja demandada;
f) Assegurar o apoio à instrução dos processos de contraordenação nos termos previstos na lei;
g) Prestar apoio técnico às diferentes unidades orgânicas da ARSALGARVE, I. P.;
h) Assegurar, em cooperação com o Observatório Regional de Saúde, a gestão das reclamações/sugestões apresentadas pelos utentes do SNS, diretamente dirigidas ou encaminhadas para a ARSALGARVE, I. P.;
i) Assegurar as funções inerentes à existência de um Observatório Regional de Apoio ao Sistema Sim -Cidadão, com acompanhamento e monitorização das exposições e reclamações dos utentes do Serviço Nacional de Saúde no âmbito da ARSALGARVE, I. P., apresentando propostas corretivas;
j) Produzir indicadores que permitam avaliar a qualidade dos serviços prestados ao utente final pelos serviços de saúde, designadamente o grau de satisfação e a participação dos cidadãos;
k) Promover ações de formação, em articulação com o DGAG, destinadas a responsáveis e profissionais dos gabinetes do utente e do cidadão dos serviços das unidades de saúde do SNS da área de influência da ARSALGARVE, I. P.
Núcleo de Estudos e Planeamento
O Núcleo de Estudos e Planeamento tem como principais funções o planeamento, a elaboração de estudos e pareceres técnicos, a preparação dos instrumentos de gestão da ARS, Planos e Relatórios de Atividades.
O Núcleo de Estudos e Planeamento é igualmente responsável pelo tratamento e análise de dados estatísticos, de modo a propor correções e atuação junto dos serviços de saúde da ARS, devendo criar interações com os serviços e peritos que permitam aprofundar o conhecimento da atividade assistencial realizada na ARS Algarve e uma atuação proactiva junto de cada serviço.
Núcleo de Formação Profissional
- Identificar as necessidades no domínio das competências dos profissionais de saúde da ARS Algarve;
- Identificar as necessidades, no âmbito da formação contínua, de acordo com as unidades de competência caracterizadas;
- Operacionalizar as várias fases do processo de formação dos profissionais da ARS Algarve;
- Monitorizar os processos de avaliação das unidades de competência trabalhados;
- Constituir uma bolsa de formadores acreditados em áreas sinalizadas;
- Contribuir para a construção de um quadro de orientação específica de formação contínua para os profissionais de saúde da Região;
- Identificar as organizações/estruturas regionais que contribuam para o desenvolvimento dos processos de aquisição de competência (Universidade do Algarve, estruturas de formação dos hospitais, outros).
Plano de Formação ARS Algarve IP 2023
Plano de Formação ARS Algarve IP 2022
Plano de Formação ARS Algarve IP 2021
Plano de Formação ARS Algarve IP 2020
Plano de Formação ARS Algarve IP 2019
Plano de Formação ARS Algarve IP 2018
Plano de Formação ARS Algarve IP 2017
Plano de Formação ARS Algarve IP 2016
Plano de Formação ARS Algarve IP 2015
Contactos:
Morada: E.N. 125 Sítio das Figuras, Lote 1, 2.º andar
8005-145 Faro
email: secformacao@arsalgarve.min-saude.pt
Telefone: 289 889 900
Formações Internas 2023 |
dezembro
Ação de Formação “Prevenção dos Comportamentos Suicidiários nos Cuidados de Saúde Primários” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 13 de dezembro de 2023
Destinatários: Profissionais de saúde da ARS Algarve nomeadamente das áreas dos Cuidados de Saúde Primários, dos Comportamentos Aditivos e das Dependências e dos Cuidados Continuados Integrados
Horário: 09h00–13h00 14h00 – 17h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 27 de novembro de 2023
Ação de Formação “Assédio Moral em Contexto Laboral: Conhecer para Aprender” – (Programa / Ficha de inscrição)
Data: 7 de dezembro de 2023
Destinatários: Profissionais de todas as categorias dos Serviços Centrais (Sede, DSPP, DICAD, LRSP Laura Ayres, Farmácia e Armazém) e dos ACeS do Sotavento, Central e do Barlavento desta ARS
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 27 de novembro de 2023
novembro
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 27 de novembro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Barlavento, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 6 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação do Centro de Saúde de Portimão – Rua Manuel Dias, n.º 1, Sítio de São Sebastião, em Portimão
Data limite de inscrição: 20 de novembro de 2023
Curso “Deteção precoce de infeção por VIH, Hepatites B e C e Sífilis” – (Programa)
Data: 24 de novembro e 6 de dezembro de 2023
Destinatários: Enfermeiros, psicólogos e outros profissionais de saúde implicados na realização da deteção precoce
Horário: 24 de novembro das 14h00 às 17h00 no edifício sede da ARS Algarve; 6 de dezembro das 9h00 às 13h00 no Laboratório de Saúde Pública
Local: Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres, Parque das Cidades em Loulé e na sede da ARS Algarve em Faro
Ação de formação “A Qualidade do Ar Interior” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 24 de novembro de 2023
Destinatários: Médicos de Saúde Pública e Técnicos de Saúde Ambiental da ARS Algarve
Horário: 9h00–13h00 e 14h00-17h00
Local: Sala de Formação do Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres, Parque das Cidades, Loulé
Data limite de inscrição: 17 de novembro de 2023
Ação de formação “A Qualidade do Ar Interior” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 23 de novembro de 2023
Destinatários: Médicos de Saúde Pública e Técnicos de Saúde Ambiental da ARS Algarve
Horário: 9h00 –13h00 e 14h00 – 17h00
Local: Sala de Formação do Laboratório Regional de Saúde Pública Laura Ayres, Parque das Cidades, Loulé
Data limite de inscrição: 17 de novembro de 2023
Ação de formação “Tabagismo: Intervenção em meio escolar” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 14 de novembro de 2023
Destinatários: Profissionais das equipas de Saúde Escolar da ARS Algarve, IP
Horário: 9h00 –13h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 10 de novembro de 2023
Curso online “Alimentação Vegetariana” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 10 e 24 de novembro de 2023
Destinatários: Nutricionistas da ARS Algarve,IP
Horário: 10 de novembro: 09h00–13h00 ; 24 de novembro: 09h00–13h00 / 14h00-18h00
Local: Online, via MS Teams
Data limite de inscrição: 8 de novembro de 2023
Curso “Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos”– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de novembro de 2023
Destinatários: Médicos, Enfermeiros e TSDT dos ACeS e dos Serviços Centrais da ARS (sede, DSPP e DICAD) e das estruturas dos Cuidados Continuados Integrados, preferencialmente membros do PPCIRA
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 3 de novembro de 2023
outubro
Curso “Trabalho em Equipa”– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 30 e 31 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais dos ACeS e dos serviços centrais da ARS (sede, DSPP e DICAD).
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 25 de outubro de 2023
Sessão de sensibilização online “Sistemas de Referenciação de Crianças (presumíveis) Vítimas de Tráfico de Seres Humanos”– (Programa)
Data: 30 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, preferencialmente integrantes dos NACJR e EPVA da ARS Algarve e CHUA.
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1, 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 25 de outubro de 2023
Curso online “Sistema de planeamento e avaliação de refeições escolares – SPARE +” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 27 de outubro de 2023
Destinatários: Nutricionistas
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-18h00
Local: Online, via MS Teams
Curso “Intervenções breves na cessação tabágica “– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 27 de outubro de 2023
Destinatários: Médicos, enfermeiros, psicólogos, higienistas orais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e dietistas.
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 20 de outubro de 2023
Ação de Formação “Crianças e Jovens com Crise Convulsiva em Meio Escolar”– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 24 de outubro de 2023
Destinatários: profissionais das equipas de Saúde Escolar dos ACeS Central, Barlavento e Sotavento.
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 19 de outubro de 2023
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 24 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Barlavento, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 6 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação do Centro de Saúde de Portimão – Rua Manuel Dias, n.º 1, Sítio de São Sebastião, em Portimão
Data limite de inscrição: 18 de outubro de 2023
Curso de “Tabagismo – Intervenção em meio escolar”– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 18 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais das Equipas de Saúde Escolar da ARS Algarve
Horário: 09h00 – 13h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 11 de outubro de 2023
Curso de “Abordagem ao Doente com Ferida Aguda”– (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 13 de outubro de 2023
Destinatários: médicos e enfermeiros dos ACeS do Sotavento, Central e do Barlavento e da DICAD.
Horário: 09h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 9 de outubro de 2023
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 13 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS do Sotavento, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 6 formandos)
Horário: 09h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Local: Sala de Formação do CS de Tavira – ACeS do Sotavento, em Tavira
Data limite de inscrição: 9 de outubro de 2023
Assédio Moral em Contexto Laboral: Conhecer para Aprender – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 11 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Central e dos Serviços Centrais da ARS Algarve – sede, DSPP, DICAD, LRSP Laura Ayres, Farmácia e Armazém (todas as categorias)
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 6 de outubro de 2023
Assédio Moral em Contexto Laboral: Conhecer para Aprender – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 10 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Sotavento (todas as categorias)
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação do Centro de Saúde de Tavira, sito na Estrada de Santa Luzia, Sítio da Foz, em Tavira
Data limite de inscrição: 6 de outubro de 2023
Assédio Moral em Contexto Laboral: Conhecer para Aprender – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 9 de outubro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Barlavento (todas as categorias)
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação do Centro de Saúde de Portimão, sito na Rua Manuel Dias, n.º 1, Sítio de S. Sebastião, em Portimão
Data limite de inscrição: 4 de outubro de 2023
setembro
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 29 de setembro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Central e dos Serviços Centrais (DSPP e DICAD), preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 12 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve – EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 – 2.º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 22 de setembro de 2023
Ação de sensibilização “Projeto de Intervenção Precoce no Cancro Oral” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 27 de setembro de 2023
Destinatários: Médicos de Medicina Geral e Familiar (internos e especialistas)
Horário: 14h00–15h00
Local: Centro de Saúde de Loulé (USF Lauróe)
Data limite de inscrição: 27 de setembro de 2023
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 18 de setembro de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Barlavento, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 6 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00-17h00
Local: Sala de Formação do Centro de Saúde de Portimão – Rua Manuel Dias, n.º 1, Sítio de São Sebastião, em Portimão
Data limite de inscrição: 11 de setembro de 2023
DeSenvolver (Desenvolvimento infantil – relação e comunicação) – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 15 de setembro de 2023
Destinatários: Profissionais pertencentes às equipas GASMI
Horário: 10h00–11h30
Local: Ação online, via Microsoft Teams
Data limite de inscrição: 13 de setembro de 2023
Ação de Formação “Crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1” – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 14 de setembro de 2023
Destinatários: Enfermeiros e Médicos das equipas de Saúde Escolar dos ACeS da região Algarve.
Horário: 09h00–13h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 8 de setembro de 2023
agosto
Saúde Oral (Medicina Geral e Familiar) – (Programa/Ficha de inscrição) (Formação adiada. Nova data a marcar oportunamente)
Data: (a anunciar)
Destinatários: Médicos de Medicina Geral e Familiar (Internos e Especialistas)
Horário: 14h00 – 15h00
Local: Ação online, via Microsoft Teams
julho
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 14 de julho de 2023
Destinatários: Profissionais dos Serviços Centrais (DSPP e DICAD) e do ACeS Central, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo 12 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 7 de julho de 2023
Curso de “Abordagem ao Doente com Ferida Aguda” (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 13 de julho de 2023
Destinatários: Médicos e enfermeiros dos ACeS do Sotavento, Central e do Barlavento e da DICAD
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 7 de julho de 2023
junho
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/ Ficha de inscrição)
Data: 30 de junho de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS Barlavento e da DICAD (ETE do Barlavento), preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 12 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de formação do CS Portimão – ACeS do Barlavento, em Portimão
Data limite de inscrição: 21 de junho de 2023
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 16 de junho de 2023
Destinatários: Profissionais do ACeS do Sotavento, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo: 6 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação do CS de Tavira – ACeS do Sotavento, em Tavira
Data limite de inscrição: 7 de junho de 2023
maio
Curso de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa – (Programa)
Data: 26 de maio de 2023
Destinatários: Profissionais dos Serviços Centrais (DSPP e DICAD) e do ACeS Central, preferencialmente médicos e enfermeiros (máximo 12 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: inscrições fechadas
Curso de Dinamizadores “Programa + Contigo” (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 22, 23 e 24 de maio de 2023 (22 e 23 de maio – online; 24 de maio – presencial)
Destinatários: Profissionais dos ACeS da ARS Algarve, IP (enfermeiros, psicólogos, médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) com potencial de intervenção na Saúde Escolar
(Nota: A seleção dos formandos será feita pelo Coordenação Regional do PNSE.)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Online e Sala de Formação da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 12 de maio de 2023
Curso de “Apoio Intensivo na Cessação Tabágica” (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 18 e 19 de maio de 2023
Destinatários: Médicos, psicólogos e enfermeiros dos ACeS da ARS Algarve, do DICAD e outros serviços (preferencialmente com interesse na área)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 12 de maio de 2023
abril
Reunião formativa “Sessão de esclarecimento sobre Acesso à Saúde de Migrantes” (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 28 de abril de 2023
Destinatários: Profissionais dos Gabinetes do Cidadão
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 20 de abril de 2023
março
Intervenções breves na cessação tabágica (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 17 de março de 2023
Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Higienistas Orais, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas e Dietistas
Horário: 09h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 10 de março de 2023
Ação CRESC 11.1 – Power BI Workshop (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 15, 16 e 17 de março de 2023
Destinatários: Profissionais com responsabilidades e competências na área da contratualização, do planeamento, dos serviços financeiros, dos sistemas de informação e comunicação e outros serviços de suporte (Nível 6). A formação está limitada a 10 formandos, devido ao n.º de posto de trabalho disponíveis.
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Informática da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 8 de março de 2023
Ação CRESC 8.1 – Processador de Texto – Nível Avançado (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 9 e 10 de março de 2023
Destinatários: Profissionais dos serviços centrais da ARS.
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
fevereiro
Ação CRESC 2.3 – Práticas de segurança na utilização dos sistemas de informação na área dos registos (Programa)
Data: 20, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2023
Destinatários: Médicos, enfermeiros, secretários clínicos e outros profissionais dos ACeS ou dos serviços centrais da ARS.
Horário: 09h00–12h30
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Ação CRESC 2.2 – Práticas de segurança na utilização dos sistemas de informação na área dos registos (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 13,14,15 e 16 de fevereiro de 2023
Destinatários: Médicos, enfermeiros, secretários clínicos e outros profissionais dos ACeS ou dos serviços centrais da ARS.
Horário: 09h00–12h30
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 8 de fevereiro de 2023
Ação CRESC 2.1 – Práticas de segurança na utilização dos sistemas de informação na área dos registos – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 6. 7, 9 e 10 de fevereiro de 2023
Destinatários: Médicos, enfermeiros, secretários clínicos e outros profissionais dos ACeS ou dos serviços centrais da ARS.
Horário: 09h00–12h30
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 2 de fevereiro de 2023
Nutrição Social – (Programa/Ficha de inscrição)
Data: 10 de fevereiro de 2023
Destinatários: Técnicos Superiores de Serviço Social e Nutricionistas da ARS Algarve, das autarquias e IPSS da região.
Horário: 09h00–13h00
Local: Online (plataforma Teams)
Data limite de inscrição: 3 de fevereiro de 2023
janeiro
Ação CRESC 9.3 – Folha de Cálculo Nível Avançado – (Programa)
Data: 30 e 31 de janeiro de 2023
Destinatários: Os formandos têm que ter conhecimento e experiência prévia, na ótica do utilizador, de folha de cálculo reconhecida pelo superior hierárquico, ou que tenham frequentado a ação de formação de inicial (Formação Nível 4). (Limite de 10 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Informática da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Ação CRESC 9.2 – Folha de Cálculo Nível Avançado – (Programa / Ficha de inscrição)
Data: 26 e 27 de janeiro de 2023
Destinatários: Os formandos têm que ter conhecimento e experiência prévia, na ótica do utilizador, de folha de cálculo reconhecida pelo superior hierárquico, ou que tenham frequentado a ação de formação de inicial (Formação Nível 4). (Limite de 10 formandos)
Horário: 09h00–13h00 / 14h00–17h00
Local: Sala de Formação da sede da ARS Algarve, IP, EN 125 Sítio das Figuras, Lote 1 2 º andar, em Faro
Data limite de inscrição: 23 de janeiro de 2023
Se está interessado numa das formações, pode submeter a sua inscrição no mesmo, apresentando as razões do seu interesse. A inscrição é provisória. As fichas de candidatura devem ser enviadas devidamente preenchidas, considerando a especificidade do grupo de destinatários, prevista para a ação formativa, digitalizada para o endereço de email: secformacao@arsalgarve.min-saude.pt ou em suporte de papel, devidamente autorizadas.
NOTA: estas informações podem estar sujeitas a alteração.
Comissão Gratuita de Serviço |
Despacho N.º 6411/2015 – Diário da República N.º 111/2015, Série II de 2015-06-09 – Ministério da Saúde – Gabinete do Ministro – Determina que profissionais de saúde do SNS podem participar em cursos, seminários, encontros, jornadas ou outras ações de formação, realizadas no país ou no estrangeiro
Circular Interna da ARS Algarve IP nº066/2014, de 18 de março: Normas de preenchimento do Modelo ARS 535 – Comissão Gratuita de Serviço
Modelo de pedido de Comissão Gratuita de Serviço (Para aceder ao ficheiro, clique aqui: Excel –Pdf)
Contactos:
Morada: E.N. 125 Sítio das Figuras, Lote 1, 2.º andar
8005-145 Faro
email: secformacao@arsalgarve.min-saude.pt
Telefone: 289 889 900 (Extensões: 2348, 2380) – Fax:289 889 918
Formações Internas 2022 |
Núcleo de Monitorização e Análise de Medicamentos e MCDT
O Núcleo de Monitorização e Análise de Medicamentos e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (NMAMMCDT) tem como missão “desenvolver instrumentos de apoio à gestão que permitam a promoção do uso racional de recursos materiais e financeiros, nomeadamente nas áreas do medicamento, dos dispositivos médicos e dos exames complementares de diagnóstico, bem como avaliar o cumprimento das orientações e políticas nacionais nestes domínios”.
Realiza para o efeito uma pesquisa e abordagem descritiva, qualitativa e exploratória dos dados monitorizando o perfil de prescrição de Medicamentos e MCDT da Região de Saúde do Algarve, almejando contribuir para a melhoria da relação custo/beneficio na utilização dos Medicamentos e dos MCDT, tendo como suporte as Normas de Orientação Clínica da DGS e o “Estado da Arte”.
Os objetivos estratégicos são plasmados da alínea o) do n.º 1 do artigo 3.º dos estatutos da Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P., anexo à portaria n.º 156/2012 de 22 de Maio, da responsabilidade do Departamento de Saúde Pública e Planeamento, do qual o NMAMMCDT depende.
Consultar: Relatórios do Núcleo de Monitorização e Análise de Medicamentos e MCDT
Núcleo de Rastreios
Os rastreios destinam-se a populações saudáveis, que podem não ter a percepção de terem risco de doença ou das suas complicações, aos quais é oferecida a possibilidade de responder a inquéritos e de realizarem testes simples e fiáveis que permitem a identificação de lesões percursos de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e a utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas, com melhoria das taxas de sobrevivência.
Os programas de rastreio organizados, de base populacional, com controlo de qualidade, permitem uma eficácia de intervenção com redução das taxas de incidência de acordo com cada tipo de tumor.
Um programa integrado permite a continuidade de seguimento do utente, desde o diagnóstico precoce, até às medidas diagnósticas e terapêuticas de acordo com os estados da arte, para cada situação neoplásica, adequadas a cada utente.
Ao Núcleo de Rastreios compete a articulação, informação, monitorização e avaliação de cada programa de rastreios, de acordo com as estratégias nacionais e regionais implementadas pelo Ministério da Saúde e pela ARS do Algarve.
RASTREIO DO CANCRO DO COLO ÚTERO
RASTREIO DA RETINOPATIA DIABÉTICA
RASTREIO DO CANCRO DO CÓLON E RETO
RASTREIO DE SAÚDE VISUAL INFANTIL
Em caso de dúvida, contacte o Núcleo de Rastreios, através dos seguintes canais:
Telefones: 289 88 99 12 ; 969 088 933 ; 969 089 520 ; 963606714 ; 969 030 144
Email: rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt
Norma DGS n.º 051/2011 de 27-12-2011
Despacho do Gabinete do Secretário de Estado e da Saúde n.º 8254/2017 de 21-09-2017
Núcleo de Sistemas de Informação e Comunicação
As competências estão previstas no artigo 5º da Portaria nº 156/2012, de 22 de maio, nas alíneas:
v) Assegurar a implementação dos sistemas de informação e comunicações de utilização comum;
w) Gerir e assegurar a manutenção de sistemas e das infraestruturas tecnológicas, em articulação com as entidades competentes;
x) Assegurar o apoio técnico aos utilizadores no âmbito dos sistemas e infraestruturas tecnológicas.
As atribuições, apesar de variadas, podem ser associadas em 4 grandes áreas, que por sua vez, têm mapeamento direto sobre a organização interna do NSIC:
a. Infraestruturas
Estas atribuições prendem-se, sobretudo, com a implementação e a manutenção das configurações da rede de comunicação, bem como da preservação dos sistemas de gestão de bases de dados, enquanto plataformas de base onde se apoia o grosso dos sistemas de informação em uso no nosso Instituto.
b. Sistemas e Gestão de informação
Os sistemas de informação são, em grande parte, a porção visível que está materializada nas ferramentas de uso diário de todos quantos constituem as diversas unidades e/ou serviços da Instituição.
c. Suporte à utilização das tecnologias [Service Desk]
Como é facilmente antecipado por cada um, existe uma forte necessidade de apoio à utilização das tecnologias (hardware e Software) no contexto das atividades desenvolvidas por cada uma das unidades orgânicas da Instituição. A atribuição do NSIC nesta matéria passa por três grandes domínios de atuação:
• Serviço de Helpdesk– destinado a suportar o uso das soluções tecnológicas implementadas no âmbito da atividade do NSIC reconhecendo-se aqui dois grupos de utilizadores com necessidades diferenciadas, assim como com prioridades de atendimento distintas: (1) Utilizadores de aplicações específicas da Saúde (SINUS, SAM/SAPE, etc.) e os (2) Utilizadores de aplicações de uso comum (office, ghaf, sidc, etc.). As tarefas mais comuns são: instalação de sistemas operativos clientes, reparação de equipamentos, instalação de computadores e impressas, etc.
• Apoio aos Utilizadores Chave – O funcionamento dos serviços próprios de cada unidade orgânica sustenta-se forte mente em aplicações e ferramentas informáticas de cujo bom funcionamento depende igualmente o desempenho de sectores como sejam as unidades de saúde ou os serviços de recursos humanos ou ainda de contabilidade, entre outros.
• Formação e Ações de Divulgação – O NSIC tem como atribuição promover formações e ações de divulgação, encontrando a cada momento, os protagonistas, os meios necessários e as formas próprias de alcançar os objetivos que ficaram expressos relativamente a esta matéria.
d. Desenvolvimento
O NSIC tem como atribuição a apostar no desenvolvimento de aplicações específicas, tendo em vista contribuir para o incremento da qualidade e produtividade das atividades da ARS Algarve, quer para apoiar a comunidade na utilização e incorporação dos serviços de informática nas rotinas de trabalho diário, quer ainda para fornecer aos órgãos de gestão da ARS Algarve elementos de apoio à tomada de decisão.
Dicas de Segurança Informática
Circular Normativa nº01/2019 – Regulamento de utilização da Rede Wi-FI – ARS Algarve, I.P.
Serviço de Saúde Ocupacional
A Saúde Ocupacional tem como finalidade a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde do trabalhador.
A proteção da saúde e prevenção da doença constitui um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa (CRP), a qual preceitua nos artigos 59º e 64º o direito à prestação do trabalho em condições de higiene e segurança.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que «do ponto de vista de Saúde Pública», a prevenção é menos dispendiosa «quer para os trabalhadores, quer para a Sociedade no seu conjunto».
Deste modo, a ação da Saúde Ocupacional ganha especial relevância quando constatamos que os trabalhadores representam metade da população mundial e são os principais contribuintes no desenvolvimento socioeconómico.
O Serviço de Saúde Ocupacional da ARS Algarve, incorpora uma população ativa de aproximadamente 1567 profissionais, com atividades profissionais de risco acrescido quando comparado com a generalidade da população.
Desenvolve a sua atividade integrada na Unidade de Gestão de Recursos Humanos e na dependência direta do órgão máximo de gestão. Destacam-se como objetivos gerais da Saúde Ocupacional:
– Prevenir e reduzir os riscos profissionais;
– Proteger e promover a saúde dos profissionais;
– Promover a humanização das condições de trabalho;
– Promover a satisfação pessoal dos profissionais;
– Contribuir para a melhoria dos níveis de desempenho.
A vertente interna da Saúde Ocupacional na área da Saúde do trabalho pressupõe a vigilância da saúde dos trabalhadores e seus determinantes, através da colheita interpretação dos dados sobre a saúde dos trabalhadores, a exposição a fatores de risco presentes no trabalho, bem como, os meios preventivos e de proteção desenvolvidos no local de trabalho.
A vertente interna da Saúde Ocupacional na área da Segurança Higiene do Trabalho pressupõe a monitorização das condições de trabalho, através da análise e avaliação das componentes materiais e imateriais do trabalho, contribuindo para a identificação de problemas relacionados ou agravados pelo trabalho.
Acidentes de Trabalho:
Diagrama – Participação dos Acidentes em Serviço- Funções Públicas
Participação e Qualificação do Acidente em Serviço
Boletim de Acompanhamento Médico – Anexo II
Doenças Profissionais:
Diagrama – Participação de Doenças Profissionais
Documento da Segurança Social – Participação Obrigatória
Documento da Segurança Social – Proteção na Doença Profissional
Materiais Informativos:
Folheto Informativo – Serviço de Saúde Ocupacional
Folheto Informativo – Segurança e Saúde no Trabalho (Equipamentos dotados de visor)
Contactos:
Morada: Avenida Professor Adelino da Palma Carlos, Edifício Modular CHA-Psiquiatria 8000-510 Faro
Telefone: 289826202
E-mail: socupacional@arsalgarve.min-saude.pt
Horário de funcionamento: 9h às 13h das 14h às 17h todos os dias úteis.
Enquadramento Básico Normativo e Legal
Cuidados de Saúde Primários – Sede de ARS (s) e ACES
Programa Nacional de Saúde Ocupacional – Extensão – 2018-2020
Organização de Serviços de Segurança e Saúde do Trabalho/Saúde Ocupacional (SST/SO) nos Cuidados Primários de Saúde – ACES e Sede de ARS(s) – Circular Informativa Nº: 05/DSPPS/DCVAE, DATA: 03/03/2010
Lei n.º 35/2014. D.R. n.º 117, Série I de 2014-06-20 – Assembleia da República – Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
Lei nº.3/2014 de 28 de janeiro – Procede à segunda alteração à Lei nº.102/2009, 10 de setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho.
Decreto-Lei nº.121/2013 de 22 de agosto – Estabelece o regime jurídico relativo à prevenção de feridas provocadas por dispositivos médicos corto-perfurantes.
Decreto-Lei 24/2012, de 6 de fevereiro – Prescrições mínimas em matéria de proteção dos trabalhadores contra riscos para a segurança e a saúde devido à exposição a agentes químicos no trabalho.
Decreto – Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro, sobre o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho.
Lei nº 98/2009, de 4 de Setembro, regulamenta o regime de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, incluindo a reabilitação e reintegração profissionais, nos termos do art.º 284.º do Código do Trabalho, aprovado pela Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro.
Decreto Regulamentar nº 76/2007, de 17 de Julho, sobre Lista de Doenças Profissionais, DR nº 136 – 1ª série. Pag.ª 4 499.
Decreto – Lei n.º 503/99, de 20 Novembro, relativo a acidentes em serviço e doenças profissionais na Administração Pública com a alteração efectuada pelo artigo 9.º da Lei n.º 59/2008 de 11 de Setembro.
Decreto-Lei nº.84/97, de 16 de abril – Estabelece as prescrições mínimas de proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra os riscos da exposição a agentes biológicos no trabalho.
Portaria nº.987/93, de 6 de outubro – Estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde nos locais de trabalho.
Decreto-Lei nº. 349/93, de 1 de outubro – Estabelece as prescrições minimas de segurança e de saúde respeitantes ao trabalho com equipamentos dotados de visor.