rastreio retinopatia diabética
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

HELICS – Cirurgia

Coordenado pelo cirurgião Dr. Luís Gabriel Pereira, Hospital de Beja Morada: Serviço de Cirurgia, Hospital  José Joaquim Fernandes 7800-309 BEJA, Telefone 284310200 ext.1270, E-mail luisgabriel.pereira@gmail.com

O projecto HELICS – Cirurgia adopta o protocolo europeu para registo de infecção do local cirúrgico utilizando as definições dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e tem como finalidade criar uma base de dados europeia para as cirurgias mais relevantes, nomeadamente cirurgia do cólon, colecistectomia, cesariana, artroplastia da anca e angioplastia coronária.

Este Projecto visa contribuir a nível nacional, para a avaliação da incidência da Infecção Nosocomial nos serviços de cirurgia. Este processo passa por uma grande interactividade com o HELICS Europeu, por treino dos profissionais que procedem à implementação do projecto, por recolha e validação dos dados recolhidos e sua posterior divulgação, em primeiro lugar aos geradores desses mesmos dados e depois, a sua divulgação em locais como esta página.

Pretende-se que a informação estimule a monitorização da Infecção a nível dos serviços de cirurgia, criando indicadores úteis para a identificação e comparação de problemas, como a resistência aos antibióticos, prevalência de microrganismos epidemiologicamente importantes, perfil de consumo de antimicrobianos, entre outros.

As taxas de infecção do local cirúrgico são ajustadas pelo risco (será utilizado o índice de risco NNIS) obtendo dados de base contra os quais cada serviço participante poderá comparar o seu desempenho.

A base de dados deste programa está disponível em rede www.insa-rios.net.

Para aderir ao Programa de Vigilância da Infecção em Unidades de Cirurgia (HELICS-Cirurgia) deverá tomar conhecimento do Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Infecção Cirúrgica 2007, ler e assinar o Compromisso de adesão ao Programa e enviar este último para a DGS segundo as instruções inclusas no documento.

RELATÓRIO 2006-2010: Vigilância das Infecções do Local Cirúrgico: HELICS-Cirurgia. Este relatório faz uma abordagem global da base de dados nacional do programa HELICS-cirurgia desde o seu início e a análise mais detalhada do período de 2006 a 2010.

Voltar
RSE - Area Cidadão