rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

1 de outubro: Vacinação contra a gripe com a vacina trivalente na época 2012/2013, recomendações

imagemA vacinação contra a gripe sazonal 2012-2013 será pela primeira vez gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, no âmbito da campanha que arranca no dia 1 de outubro. O Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, conforme as orientações da Direcção-Geral da Saúde, recomenda a vacinação contra a gripe dos seguintes grupos prioritários:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade
  • Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, designadamente).
  • A vacinação é ainda recomendada às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A vacina da gripe gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, está disponível nos Centros de Saúde, não necessitando de receita ou guia médica para ser administrada. Os cidadãos não abrangidos pela vacinação gratuita devem adquirir a vacina na farmácia, sendo, para o efeito, necessária receita médica. As receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 1 de agosto de 2012, são válidas até 31 de dezembro de 2012.

A vacina deve ser administrada preferencialmente em outubro. Se tal não acontecer, tem, igualmente, indicação para ser administrada logo que possível, durante todo o outono e inverno.

Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.

Podem, também, ser vacinadas gratuitamente nos Centros de Saúde, as seguintes pessoas, mesmo que não tenham 65 ou mais anos de idade:

  • Residentes em lares de idosos de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com acordos de cooperação com a Segurança Social
  • Residentes em lares de idosos das Misericórdias Portuguesas
  • Residentes em Estabelecimentos Integrados para idosos (Lares com gestão direta da Segurança Social)
  • Doentes integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
  • Profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com recomendação para serem vacinados (Orientação da DGS nº 013/2012, Anexo – Quadro I, ponto 3)
  • Crianças e adolescentes institucionalizadas que apresentem doenças crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina (Orientação da DGS nº 013/2012, Anexo – Quadro II)
  • Pessoas com deficiência acolhidas em Lares de Apoio, Lares Residenciais e Centros de Acolhimento Temporário
  • Pessoas apoiadas no domicílio pelos lares de idosos com acordo de cooperação com a Segurança Social ou Misericórdias Portuguesas
  • Doentes apoiados pelos serviços de cuidados continuados dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e não integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
  • Doentes internados em unidades de saúde dos ACES com internamento
  • Doentes internados em hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentem patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina (Orientação da DGS nº 013/2012, Anexo – Quadro II). O médico responsável pelo doente decidirá a melhor altura para a vacinação intra-hospitalar: no decurso do internamento ou imediatamente antes da alta. Para a operacionalização da vacinação nos hospitais do SNS, as vacinas serão fornecidas pelas ARS respetivas

Os procedimentos para vacinação das pessoas institucionalizadas abrangidas pela vacina gratuita, são idênticos aos das épocas gripais anteriores.

imagem

Para além da vacinação, recomenda-se a todas as pessoas com sintomas respiratórios, que tomem as medidas habituais de Higiene respiratória e Etiqueta da tosse:

– Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar;

– Colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo;

– Tossir e espirrar para o braço e não para as mãos;

– Lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objetos contaminados.

Quando recorram aos serviços de saúde, os utentes (nas salas de espera e de consultas) que estejam a tossir, como forma de conter a disseminação de secreções respiratórias e limitar a propagação da infecção, devem usar a máscara cirúrgica disponibilizada pelos serviços.

imagemFlyer sobre Higiene respiratória e Etiqueta da tosse

imagemFlyer sobre Higiene respiratória e Etiqueta da tosse (inlgês)

imagemCartaz sobre Higiene respiratória e Etiqueta da tosse

imagemCartaz sobre Higiene respiratória e Etiqueta da tosse (inlgês)

Para mais informações sobre a vacinação para a gripe sazonal, consultar página da Direcção-Geral da Saúde.

imagemOrientação da Direcção Geral da Saúde n.º 13/2012, Vacinação contra a gripe sazonal com a vacina trivalente para a época 2012/2013

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão